Epagri e Fundação 25 de Julho discutem controle do maruim no nordeste do Estado
A Gerência Regional da Epagri e a Fundação 25 de Julho, com o apoio de associações de municípios da região, realizaram nesta quarta-feira, 6, no distrito de Pirabeiraba, um encontro para discutir o controle do mosquito maruim. Uma novidade abordada durante a reunião foi a estadualização dos estudos, desenvolvidos pela Fundação 25 de Julho. “É um assunto que diz respeito a todo o Estado e a presença da Epagri nos municípios pode contribuir nas pesquisas”, disse Valério Schiochet, presidente da Fundação 25 de Julho.
O maruim ou mosquito-pólvora é um inseto pequeno que se reproduz na matéria orgânica em decomposição. É um animal hematófago (as fêmeas se alimentam de sangue para poder reproduzir) e sua picada causa dor, inchaço, e em pessoas alérgicas pode provocar feridas. Na região de Joinville, são quatro as principais espécies: a das arrozeiras, dos bananais, do mangue e do esterco orgânico.
A presença abundante do maruim na região Nordeste catarinense é considerada um problema crônico. Os métodos de controle calcados em princípios químicos, físicos ou biológicos ainda não são reconhecidos como totalmente eficazes.
A reunião ocorreu no Centro de Formação para Produtores Rurais e Pescadores do Litoral Norte de Santa Catarina (Cetreville) e contou também com a presença da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville, por meio da Gerência Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Agricultura, de representantes da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), dos Municípios da Região Nordeste (Amunesc) e dos municípios de São Francisco do Sul e Corupá.
Informações adicionais:
Glaene Vargas
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: glaene@jve.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 9240-8064