Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Regional de Jaraguá do...

Regional de Jaraguá do Sul registra oito novos casos suspeitos de Influenza em uma semana

A Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, por meio da Gerência de Saúde, informou nesta quarta-feira, 13, o número total de notificações de casos suspeitos de Influenza. Desde o início do ano até agora foram registrados 17 casos.

 

Até o dia 5 deste mês a Gerência de Saúde da Regional havia registrado nove casos suspeitos, sendo dois positivos, um estava aguardando resultado e seis negativos.

Toda semana a Regional de Jaraguá do Sul irá informar os números atualizados de notificações de casos suspeitos de Influenza nos cinco municípios de abrangência da ADR de Jaraguá do Sul (Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Schroeder).

Abaixo situação e números da Influenza na Regional de Jaraguá do Sul:

Município

Quantidade

Situação

Corupá

1

Aguardando resultado

Guaramirim

6

1 H1N1 – óbito

1 negativo

4 aguardando resultados

Jaraguá do Sul

6

1 B – óbito

1 H1N1 – notificado por Joinville

4 negativos

Massaranduba

2

1 negativo – notificado por Blumenau

1 aguardando resultado

Schroeder

1

Aguardando resultado

Navegantes

1**

negativo

**O paciente do município de Navegantes estava em Jaraguá do Sul quando realizou os exames e por isso é contabilizado nesta Regional.

Prevenção

– Higienizar as mãos com água e sabonete/sabão antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz após tossir, espirrar ou usar o banheiro;

– Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;

– Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções; na impossibilidade de serem usados lenços, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar;

– Manter os ambientes ventilados;

– Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

Campanha de Vacinação

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, vai antecipar para o dia 25 de abril o início da campanha de vacinação contra o vírus influenza, que estava prevista para acontecer de 30 de abril a 20 de maio, sendo 30 de abril o dia “D” de mobilização nacional para intensificação da vacinação para todos os grupos.

De acordo com o Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2016, Santa Catarina receberá 1.759.000 doses da vacina no total. Para dar início à campanha, o Estado deverá receber 754.130 doses, o equivalente a 42,8% do total, de acordo com o cronograma enviado pelo Ministério da Saúde.

As doses já vão proteger contra os vírus influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e B. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de casos graves por gripe.

 Quem deve receber a vacina

Nesta campanha, serão vacinados os indivíduos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais*, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

*Indivíduos que apresentem pneumopatias (incluindo asma); cardiovasculopatias; nefropatias; hepatopatias; doenças hematológicas; distúrbios metabólicos; transtornos neurológicos e do desenvolvimento (como epilepsia, paralisia cerebral, síndrome de Down, entre outros); imunossupressão associada a medicamentos, neoplasias, HIV/Aids ou outros; obesidade; e pacientes com tuberculose, de todas as formas.

{article Ana Cenatti – ADR Jaraguá do Sul – Assinatura}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support