Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Jaraguá do Sul registra...

Jaraguá do Sul registra mais um caso de Influenza

A Agência de Desenvolvimento Regional, por meio da Gerência de Saúde, recebeu na tarde desta quinta-feira, 31, a confirmação de mais um caso de Influenza nos municípios de abrangência da Regional (Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Schroeder). Foi um caso de Jaraguá do Sul e um de Guaramirim.

Uma menina de 10 anos, que estava internada no Hospital e Maternidade Jaraguá, em Jaraguá do Sul, faleceu no dia 28 com suspeita da doença. Na tarde desta quinta-feira, 31, veio a confirmação de infecção pelo vírus Influenza B. A menina era de Jaraguá do Sul.

O outro caso foi registrado no início do mês. Um homem de 49 anos, de Guaramirim, morreu no dia 3 com suspeita da doença. Neste caso foi confirmada a infecção por Influenza A do tipo H1N1.

Em 2016 os municípios da Regional de Jaraguá do Sul registraram sete notificações de casos suspeitos de Influenza. A confirmação dos casos é feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen, em Florianópolis.

Abaixo números da Influenza na Regional de Jaraguá do Sul:

Quantidade

Situação

Cidade

02

confirmados

Guaramirim/Jaraguá do Sul

05

negativos

01 Navegantes**/ 01 de Massaranduba/ 01 de Guaramirim/ 03 de Jaraguá do Sul

**O paciente do município de Navegantes estava em Jaraguá do Sul quando realizou os exames e por isso é contabilizado nesta Regional

Entenda os tipos de Influenza

Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). A proteína H está associada ao reconhecimento e infecção das células do trato respiratório, onde o vírus se multiplica; enquanto a proteína N está envolvida na liberação das partículas virais da superfície das células infectadas. Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A(H5N1) e A(H7N9).

A transmissão ocorre através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir.

Transmissão também pode ocorrer por meio das mãos, que após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem conduzir o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos. (fonte: Portal da Saúde/Ministério da Saúde)

 

Informações adicionais para a imprensa
Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail: anacenatti@jgs.sdr.sc.gov.br / imprensa@jgs.sdr.sc.gov.br 
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 8861-2652
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrjaraguadosul

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support