Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Governo do Estado expande...

Governo do Estado expande Telessaúde na Regional de Jaraguá do Sul para diminuir filas de espera

O Governo do Estado realiza nesta quarta-feira, 23, capacitação do Telessaúde em endocrinologia com médicos da atenção básica dos cinco municípios da Regional de Jaraguá do Sul (Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Schroeder). A capacitação será feita em dois horários, às 9h30 e às 13h30, na Policlínica João Biron, no Centro, em Jaraguá do Sul. O serviço é um benefício do Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT) do Governo do Estado e auxilia na diminuição das filas de espera.

 

Estão inscritos 51 médicos do Programa Saúde da Família e também alguns especialistas da microrregião. Segundo a enfermeira Patrícia Farias, da Gerência de Saúde de Jaraguá do Sul, há um número elevado de pessoas na fila de espera para esta especialidade. “Em janeiro tinha quase 800 pessoas na fila de espera para retorno somente em Jaraguá do Sul. Com a capacitação a expectativa é que os números diminuam em todos os municípios”, falou.

Os médicos serão capacitados para operar o STT e a partir de então, em Florianópolis, um médico classificador fará a avaliação de prioridades. “Temos a informação que este processo foi feito em Joinville no ano passado e zerou a fila”, destaca Patrícia.

A capacitação será ministrada pela enfermeira mestre e doutora de Saúde Coletiva pela UFSC, Luana Gabriele Nilson.

Em novembro do ano passado o Estado repassou para os municípios da Regional dermatoscópios para colocar em prática o STT na especialidade de dermatologia.

Telemedicina

A Telemedicina nasceu em Santa Catarina, em 2005, para facilitar o acesso do cidadão a exames médicos. Assim, criou-se uma infraestrutura tecnológica que suporta o envio de exames e a emissão de laudos a distância por especialistas que não estejam necessariamente no mesmo local ou cidade do paciente.

Foi a Universidade Federal de Santa Catarina, juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), que desenvolveu o sistema da Telemedicina. A tecnologia foi elaborada pelo Grupo Cyclops, que existe desde 1998 no Departamento de Informática e Estatística, do Centro Tecnológico da UFSC. 

Dois anos depois, em 2007, o Ministério da Saúde criou o Programa Telessaúde Brasil. Como Santa Catarina já possuía experiência em Telemedicina e uma cobertura de rede que chegava a pelo menos 60 municípios, foi um dos nove estados escolhidos para ter um Núcleo de Telessaúde.

Em 2010, Telemedicina e Telessaúde foram integrados, formando o Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT). Agora, um único sistema oferece laudos a distância de diversas modalidades, acesso dos pacientes aos seus exames, Webconferências, Teleconsultorias e Minicursos a Distância.

Em 2012, o STT ultrapassou a marca de dois milhões de exames e fechou o ano com 100% de presença nos municípios do Estado. 

Informações adicionais para a imprensa
Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail: anacenatti@jgs.sdr.sc.gov.br / imprensa@jgs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 8861-2652
Site: adrs.sc.gov.br/adrjaraguadosul

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support