Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Mais três escolas apresentam...

Mais três escolas apresentam prioridades na Regional de Jaraguá do Sul

O secretário de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Leonel Pradi Floriani, visitou mais três escolas estaduais na tarde desta quarta-feira, 9, para verificar as necessidades e conhecer a realidade de cada uma.

 

Na escola Roland Harold Dornbusch, no Bairro Rio Molha, em Jaraguá do Sul, estudam quase 700 alunos. Segundo os assessores de direção, Rosana Aldrovani e Ederson Slota, a unidade não enfrenta grandes problemas. “Temos 12 salas de aula e todas com ar-condicionado. O nosso problema no momento seriam as goteiras no ginásio de esportes, que impossibilitam as atividades em dias de chuva”, declarou Rosana.  

O assessor relatou que melhorias no telhado e na rede elétrica foram feitas há pouco tempo. “Ainda que não tenham goteiras nas salas de aula, no último reparo do telhado foi verificado que as madeiras estão comprometidas”, falou Slota. O secretário irá solicitar que o gerente de infraestrutura da SDR, Cleyson Stein, visite a escola para verificar a situação. “Toda a estrutura será verificada, inclusive o muro da parte externa que está com rachaduras”, disse Floriani.

O secretário esteve também na escola Euclides da Cunha, no Bairro Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul. A pintura de toda a escola foi um pedido feito pelo governador Raimundo Colombo, quando esteve em Jaraguá do Sul para entrega de 25 casas modulares e passou em frente ao imóvel. A Euclides da Cunha conta com quase 700 alunos. A diretora Adriane Inês Grub solicitou ao secretário atenção para a troca de piso, construção de um auditório e biblioteca. “Hoje temos nove salas de aula com condicionadores de ar, mas o taco é muito complicado para manter. Uma pintura deixaria a escola mais agradável e hoje não temos local adequado para guardar livros ou realizar reuniões”, ressaltou Adriane.

A terceira escola visitada nesta quarta-feira foi a Erich Gruetzmacher, no Bairro Três Rios do Sul, em Jaraguá do Sul. São 311 alunos, divididos em oito salas de aula em dois períodos. Os estudantes também contam com uma sala de informática e uma biblioteca, ambos improvisados em salas de aula que não estavam em uso. A diretora Elizabete Terezinha Piotto Kitamura, apresentou ao secretário Floriani a “Horta Vida Saudável” com várias plantas medicinais que servem como estudo para os alunos. A unidade também conta com um ginásio coberto. A escola é pequena e tem problemas com a cobertura e pisos. “Já fizemos algumas manutenções no telhado, mas não conseguimos resolver o problema das goteiras, que não afetam as salas de aula, pois estão apenas nos corredores”, explicou a diretora. Nas salas de aula o cheiro de umidade é muito forte por causa dos tacos. “É preciso trocar os tacos das salas e o piso da parte externa, que já apresenta rachaduras.”

O secretário está seguindo um roteiro de visitas e deve passar pelas 31 unidades da Regional. “Os problemas emergenciais vamos tentar resolver o quanto antes e aqueles de maior custo ou não emergenciais serão colocados em um levantamento para o próximo ano. Precisamos fazer a manutenção em todas as unidades para depois trabalharmos preventivamente”, falou Floriani.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail: anacenatti@jgs.sdr.sc.gov.br / imprensa@jgs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 8861-2652
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrjaraguadosul

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support