Computador do projeto SDR Inclusão Digital auxilia nos estudos de alunos da rede estadual de ensino
“Muita felicidade”. A frase da aluna Sara Sabadin, de 12 anos, resume o projeto SDR Inclusão Digital desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, que faz a inclusão por meio da entrega de máquinas usadas e muitas vezes montadas com materiais eletrônicos descartados. A aluna da EEB Alvino Tribess, de Jaraguá do Sul, recebeu um computador na tarde desta quinta-feira, 9.
Sara tem média oito, três irmãos e nunca teve um computador em casa. “Eu sempre fazia os trabalhos na casa de amigos ou na lan house. Mas, além de gastar dinheiro tinha pouco tempo para ficar fora de casa e tinha que fazer os trabalhos sempre com pressa”, explicou. “Agora vou poder fazer os trabalhos com mais calma, o que vai me ajudar a aprender mais”, falou entusiasmada ao lado do seu primeiro computador.
A mãe, Salete dos Santos, disse que se preocupava quando a filha tinha que sair para fazer os trabalhos, mas, por causa das condições financeiras, não tinha nem planos para comprar um computador. “No nosso tempo usávamos apenas o papel e livros para estudar. Hoje eles fazem tudo no computador. Com certeza meus filhos estarão mais seguros em casa estudando.”
Para ser beneficiado pelo projeto o aluno precisa estar entre as melhores médias da escola e não ter computador em casa. O projeto também estimula a preservação ambiental com o aproveitamento de materiais eletrônicos e a entrega de mudas de árvores junto com computadores.
O projeto SDR Inclusão Digital está sendo levado para outras cidades do Estado. Hoje são 16 municípios participantes. Na semana passada aconteceu a entrega de quatro máquinas em Timbó e nesta semana aconteceu entrega e lançamento do projeto em Mafra.
Os parceiros do projeto são: SENAI, CATÓLICA-SC, UNIASSELVI-Fameg, ABVN, 14º BPM, Recicla CDL, Fujama, ASSOCIAÇÃO JARAGUAENSE – Recicladores Vale do Itapocu, Município de Corupá – Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Vara do Juizado Especial Cível e Criminal Comarca de Jaraguá do Sul/SC e WEG.
Municípios que integram o projeto:
Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Massaranduba, Schroeder, Araquari, Blumenau, São João do Itaperiú, Joinville, Ascurra, Rio dos Cedros, Mafra, Timbó, Indaial, Benedito Novo e Rodeio.
{article Ana Cenatti – SDR Jaraguá do Sul – Assinatura}{text}{/article}