Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Em Jaraguá do Sul...

Em Jaraguá do Sul capacitação para elaboração do CAR será dia 22

A capacitação para elaboração do Cadastro Ambiental Rural – CAR está marcada para o dia 22 deste mês, em Jaraguá do Sul. As inscrições podem ser feitas por meio do e-mail geoprocessamento@amvali.org.br ou pelo telefone 47 3370 7933, com Karine. O prazo final para fazer o CAR é no dia 5 de maio.

 

A capacitação será dividida em dois períodos. No período da manhã, das 8h30 às 12 horas, será no auditório da Amvali – Associação dos Municípios do Vale do Itapocu, onde serão apresentados os aspectos legais do CAR. À tarde, das 13h30 às 17 horas, no Centro Universitário Católica de Santa Catarina, será feito um treinamento no módulo de cadastramento.

A capacitação é direcionada para técnicos das prefeituras e associações que atuarão no cadastramento gratuito para proprietários rurais da região do Vale do Itapocu.

O sistema para elaboração e envio do CAR está disponível no site www.car.gov.br, sendo que qualquer pessoa pode baixar o sistema em seu computador e fazer a declaração, pois a Lei não exige responsável técnico para esse fim. No caso de o proprietário não dispor de recursos de informática ou não se sentir preparado para fazer o cadastro pode solicitar apoio. Em cada município existem pessoas preparadas para prestar informações sobre o CAR e até mesmo para fazer o cadastro. Algumas entidades fazem de forma gratuita ou cobrando valores simbólicos. Outras entidades, assim como profissionais liberais prestam esse serviço cobrando valores mais significativos. Não há necessidade de o proprietário pagar valores expressivos para algum profissional fazer o cadastro, basta se informar sobre quem está realizando o serviço no seu município e escolher alguém que seja de sua confiança e que esteja realizando o serviço por um preço menor.

A Epagri, em seus Escritórios Municipais prestam esclarecimentos sobre o CAR e podem indicar quem está realizando o serviço em cada município. Também o proprietário pode buscar a relação das pessoas que receberam capacitação sobre o CAR no pelo estado de Santa Catarina no link http://www.cadastroambientalrural.sc.gov.br/wp-content/uploads/2014/08/Facilitadores.pdf .

CAR – Cadastro Ambiental Rural: Quem perder o prazo, perderá os direitos

O Cadastro Ambiental Rural foi estabelecido pela Lei nº 12.651/2012, em seu Capítulo VI, como mecanismo de regularização ambiental obrigatório para todas as propriedades com uso agrosilvipastoril, ou seja, que possua agricultura, pecuária e/ou floresta, seja em área rural ou área urbana.

A mesma Lei, em seu Capítulo XIII, estabelece diferentes obrigatoriedades de preservação, principalmente no que diz respeito à Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e Reserva Legal (RL), dependendo do tamanho da propriedade e uso atual do solo.

A partir de então foi reconhecido legalmente o termo área consolidada. São as áreas onde o homem ocupava antes de 22 de julho de 2008. Nessas áreas a necessidade de recuperação de APPs é reduzida e em muitos casos deixa de ser obrigatório a Reserva Legal.

Porém, a Lei determina um prazo para que os proprietários informem quais áreas são de uso consolidado em suas propriedades. Como essa informação é realizada através do CAR, o prazo começou a contar a partir da disponibilização do sistema para a realização do CAR. O prazo estabelecido pela Lei 12.651/2012 é de um ano, sendo possível prorrogar o prazo por no máximo mais um ano através de decreto presidencial. O primeiro ano termina no próximo dia 05 de maio. Acredita-se que terá a prorrogação por mais um ano, ficando o prazo final para elaboração do CAR com direito ao uso de áreas consolidadas em 05 de maio de 2016.

Resumindo, os proprietários podem fazer o CAR a qualquer momento, mesmo após 2016, porém, se não for feito até a data prevista limite para informação de área consolidada em APP ou ausência de vegetação nativa para Reserva legal o proprietário terá que cumprir a legislação normal, tendo que recuperar as APPs e Reservas Legais sem os benefícios de áreas consolidadas assim como era antes da Lei 12.651/2012.

{article Ana Cenatti – SDR Jaraguá do Sul – Assinatura}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support