Atividades em Jaraguá do Sul marcam a Semana da Cultura Surda
A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Jaraguá do Sul, em parceria com a Associação de Surdos de Jaraguá do Sul, Pastoral dos Surdos de Jaraguá do Sul e Instituto Federal de Santa Catarina, realizou a Semana da Cultura Surda com várias atividades nas escolas estaduais.
Nesta sexta-feira, 26, Dia Nacional do Surdo, as atividades foram concentradas no IFSC com teatro, palestra e oficina de LIBRAS. No sábado, 27, está agendado um piquenique no parque Malwee na parte da manhã. À tarde a concentração será no centro de Jaraguá do Sul com palestra, teatro, poesia e dinâmica. À noite, para encerrar a programação da Semana da Cultura Surda, terá uma missa especial.
O secretário da SDR de Jaraguá do Sul, Alcides Pavanello, participou das atividades desta sexta-feira e falou sobre a emoção de fazer parte deste momento. “Estou emocionado até agora por ver a emoção que os surdos transmitiram quando interpretaram o hino nacional. Acho que até hoje eu não tinha visto alguém expressar tanto amor pelo nosso hino”, declarou.
Segundo a integradora de Educação Especial da SDR, Izabel Bertoldi, há 157 anos a educação para surdos luta pela sua cidadania. “Com esta data não queremos comemorar, mas mostrar que a educação para surdos já teve grandes vitórias, mas continuamos lutando para melhorar”, falou.
O objetivo da Semana da Cultura Surda é despertar o valor da cultura surda na comunidade e sua importância dentro de uma sociedade inclusiva.
<<<Acesse a galeria de fotos para download
{article Ana Cenatti – SDR Jaraguá do Sul}{text}{/article}