SDR de Jaraguá do Sul planeja com Epagri e municípios capacitação para o Cadastro Ambiental Rural
Está marcada para dia 14 de agosto a capacitação para representantes de sindicatos rurais, associações, prefeituras e cooperativas da Regional de Jaraguá do Sul para o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Este foi o acordo firmado na reunião desta terça-feira, 22, promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR) de Jaraguá do Sul com Epagri e secretários de agricultura dos municípios da Regional.
“Temos que agilizar o cadastro, pois nenhum agricultor poderá vender ou comprar terrenos sem esse cadastro, por isso vamos capacitar técnicos que irão auxiliar os agricultores”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Lorival Demathê.
Na região da SDR de Jaraguá do Sul, que engloba os municípios de Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Schroeder, deverão ser cadastrados mais de 9.700 imóveis rurais dos cerca de 350 mil previstos em todo o Estado.
O CAR em Santa Catarina já está disponível para que os proprietários rurais façam as declarações. O Governo do Estado publicou decreto e instrução normativa para orientar os catarinenses que precisam se adequar até maio de 2015 ao sistema implantado pelo Governo Federal. O CAR facilitará a vida do proprietário rural na obtenção de licenças ambientais, pois a regularidade da propriedade será comprovada com a aprovação do cadastro.
Para efetuar o cadastro, os proprietários rurais precisarão utilizar imagens de satélite para localização e delimitação da área. As imagens base são fornecidas pelo próprio Ministério do Meio Ambiente. Em Santa Catarina, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável disponibiliza o Sistema de Informações Geográficas (SIG), com um levantamento aerofotogramétrico de mais de 70 mil imagens.
{article Ana Cenatti – SDR Jaraguá do Sul}{text}{/article}