SDR Ituporanga reúne profissionais da educação para tratar sobre indisciplina
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Ituporanga, através da Gerência Regional de Educação, realizou no dia 25, palestra de nível nacional com o professor Celso dos Santos Vasconcellos, Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, responsável pelo Libertad- Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica.
O tema da Palestra foi (IN)DISCIPLINA: A questão do interesse e da mobilização: Desafios e perspectivas. “Numa palestra jovial, interessante e estimulante o professor trouxe a todos quase 700 profissionais da educação presentes no Ginásio de Esportes do Seminário São Francisco de Assis de Ituporanga, este tema de interesse geral, polêmico e produtor de novos paradigmas educacionais a cada momento”, destacou o gerente de Educação, Ivo Schmitz Filho.
O palestrante cativou o público com suas histórias, comentários e teorias de possibilidades de mudanças no processo de ensino e aprendizagem que devem contagiar a todos na escola e na sociedade. Comentou sobre a zona de autonomia relativa, na qual o profissional da educação deve atuar para que o aluno aprenda, da necessidade de se fazer diagnósticos das turmas com as quais se vai trabalhar e que as aulas que os professores devem dar não precisam ser um show, mas devem levar a um show de ensinamentos e conhecimentos, pois o professor é um profissional e não um animador de auditório.
Para o gerente de Educação, Ivo Schmitz Filho: “A palestra veio num momento oportuno, em que se tem discutido muito esse assunto tão polêmico, trazendo a seu ver, um balanço positivo para a educação da região”.
Sobre o palestrante
Celso dos Santos Vasconcellos é autor de inúmeros livros como Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico;Construção do Conhecimento em Sala de Aula;Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar;(In)Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola;Para Onde Vai o Professor – resgate do professor como sujeito de transformação;Superação da Lógica Classificatória e Excludente da Avaliação: do “é proibido reprovar” ao é preciso garantir a aprendizagem; Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança – por uma práxis transformadora; Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula;Indisciplina e Disciplina Escolar: fundamentos para o trabalho docente;Currículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo.
{article Adilson Turnes – SDR Ituporanga}{title} {text} {readmore}{/article}