Epagri de Itapiranga comemora 60 anos de extensão rural e 40 anos de pesquisa
Escritório da Epagri de Itapiranga comemora 60 anos de extensão rural e 40 anos de pesquisa em Santa Catarina. O ato foi realizado na noite de segunda-feira, 29, na câmara de vereadores de Itapiranga. A programação reuniu autoridades locais, representantes de entidades agrícolas, agricultores, servidores do Estado e ex-funcionários da Epagri. O evento ainda teve pronunciamentos, explanação de relatório de atividades desenvolvidas em 2015 e apresentação de um vídeo institucional.
A Epagri, que também está presente fisicamente nos cinco municípios da regional de Itapiranga, conta atualmente com 639 extensionistas rurais e sociais no Estado. Além destes, boa parte dos 1654 funcionários da empresa também contribuem para a atividade, exercendo funções administrativas ou operacionais. A Epagri é referência nacional e internacional em extensão e pesquisa rural.
O extensionista rural e engenheiro agrônomo, Juliano da Encarnação, informa que o trabalho de extensão da Epagri é desenvolvido com base no tripé: economia, ambiente e sociedade. Acrescenta que, a empresa presta mais de 350 mil assistências anuais em todo o estado. “Em seus 60 anos de história, a extensão desenvolveu para o Estado diversas tecnologias sociais de baixo custo que hoje são sucesso, como a proteção de fonte modelo caxambu, o carneiro hidráulico, sistemas de tratamento de esgoto doméstico, entre outros”.
De acordo com o secretário executivo da ADR Itapiranga, Miguel Schneider, a partir do trabalho da Epagri aconteceram mudanças importantes nas propriedades rurais e consequentemente na vida do agricultor. “Muito em função disso, Santa Catarina apresenta um desempenho diferenciado no agronegócio”.
O prefeito de Itapiranga, Milton Simon, igualmente agradeceu o trabalho desenvolvido pela Epagri no município.
{article Vandro Luís Welter – ADR Itapiranga}{text}{/article}