Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Municípios da SDR Itapiranga...

Municípios da SDR Itapiranga aderem a campanha do Governo do Estado contra o uso de drogas

municipios da sdr itapiranga aderem a campanha do governo do estado contra o uso de drogas 20151007 1727509897

Os prefeitos da regional de Itapiranga vestiram a camiseta da campanha “Drogas. Não dá mais para aceitar”, lançada recentemente pelo governo do Estado. O secretário de Desenvolvimento Regional, Miguel Schneider, fez a entrega das camisetas em visitas aos prefeitos dos cinco municípios. Na oportunidade convidou todos a promover a conscientização sobre o assunto em seus municípios.

Principal motivador da criminalidade em Santa Catarina é o tráfico. Estatísticas da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP) demonstram a ligação com as drogas porque de cada 10 casos de violência, sete estão relacionados a substâncias ilícitas. A campanha tem apoio do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Secretarias de Estado.

Conforme o secretário regional de Itapiranga, a campanha envolve diferentes setores e secretarias, na tentativa de reduzir os índices. “A mobilização inclui peças publicitárias, contando as histórias de ex-dependentes químicos que estão sendo veiculadas no estado”. Segundo o secretário regional, a entrega de adesivos e as campanhas serão realizadas também nas escolas estaduais da região nos próximos dias.

Essas ações multissetoriais têm como foco refletir e sensibilizar para os problemas causados pelo uso e tráfico de drogas. “Você tem que apelar mesmo para consciência das pessoas, mostrando que consumindo drogas você sustenta e aumenta a criminalidade e o nível da violência”, afirma o governador Raimundo Colombo.

Números

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a cada dez casos de violência em Santa Catarina, sete estão ligados ao uso de entorpecentes.

Nos presídios e penitenciárias, 42,1% da população carcerária é composta por presos por tráfico, número muito alto em relação a crimes como roubo (16,9%), furto qualificado (13,2%), homicídio (12,6%), furto simples (9,6%) e latrocínio (4%).

Mais informações para a imprensa:
Vandro Luís Welter
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga
E-mail: imprensa@ipx.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3472-5008 / (49) 98412-0485
Site: sc.gov.br/regionais/itapiranga