SDR Itapiranga realiza Conferência Intermunicipal dos Direitos da Mulher
A Conferência Intermunicipal dos Direitos da Mulher foi realizada na tarde de terça-feira, 25, e foi organizada pela Gerência Regional de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR de Itapiranga. Também envolveu os municípios das secretarias regionais de São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. Aproximadamente 100 mulheres de 15 municípios participaram do evento no auditório da câmara de vereadores. A programação teve o propósito de levantar prioridades para a conferência estadual que ocorre de 12 a 14 de novembro em Lages e a etapa nacional que vai ocorrer em março de 2016 em Brasília (DF).
Na abertura dos trabalhos foram feitos pronunciamentos. Com destaque para a participação do secretário regional de Itapiranga, Miguel Schneider, e o secretário de São Miguel do Oeste, Vilson Trevisan. A gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR de Itapiranga, Camylle Schäfer, afirmou que além da importância do tema, a união das SDRs na realização da conferência regional evitou a necessidade de cada município realizar a conferência municipal.
A palestrante, Miriam Aldana Santim, abordou o tema “Fortalecer a Política Nacional para as Mulheres”. Miriam apresentou um histórico de eventos nacionais e internacionais para debater e avançar em políticas públicas para a mulher. Enfatizou que as mobilizações históricas trouxeram avanços. A palestrante lembrou do código civil dos anos de 1980 que autorizava o homem a exterminar sua mulher em caso de adultério.
No campo político, a palestrante informou que as mulheres representam 51,9% do eleitorado. Mesmo assim, segundo ela, os políticos homens somam 91% do Congresso Nacional. Já os políticos da ala jovem somam apenas 3%. Miriam ressaltou que nas assembleias legislativas os dados se repetem.
A conselheira estadual dos direitos da mulher, Adélia Schmitz, moradora de Itapiranga, afirmou que já participou de inúmeros eventos internacionais em defesa de políticas públicas para as mulheres. Segundo ela, nesse quesito o Brasil está bastante avançado, mas isso não significa que está tudo bem e que não se deva lutar por mais avanços.
“É uma satisfação e um orgulho poder sediar um evento dessa importância. Para discutir e aprofundar este tema, geralmente temos que nos deslocar a Florianópolis”, afirmou em seu discurso a conselheira, Adélia Schmitz.
Mais informações para a imprensa:
Vandro Luís Welter
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga
E-mail: imprensa@ipx.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3472-5008 / (49) 98412-0485
Site: sc.gov.br/regionais/itapiranga