Gerência de Saúde da SDR Itapiranga divulga inúmeras ações que contemplam pacientes
A Gerência Regional de Saúde faz parte da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itapiranga desde a implantação da SDR em 2007. No local atende a população dos cinco municípios da SDR em inúmeros encaminhamentos, principalmente, em questões burocráticas para auxiliar as secretarias municipais de saúde sobre encaminhamento de pacientes para o tratamento especializado em outros centros. Neste ano foram atendidos e encaminhados 305 processos de Tratamento Fora de Domicílio para outros centros de saúde de Santa Catarina. Mais de 117 consultas e ou exames em cardiologia foram encaminhados pela regional e atendidos no Hospital Regional de Xanxerê.
Conforme o gerente Regional de Saúde, Rudi Rasch, os pacientes que não encontram atendimento dentro do Estado para sua patologia são encaminhados para outros estados. Acrescenta que o trabalho consiste em atender a necessidade dos pacientes. “Todos os procedimentos que não são possíveis no respectivo município e são encaminhados para outros centros passam necessariamente pela gerência regional de saúde de Itapiranga. Mas isso apenas ocorre quando estiverem esgotadas todas as possibilidades locais de atendimento”.
De acordo com o gerente, entre os principais procedimentos atendidos na gerência regional de saúde da SDR Itapiranga estão exames e tratamentos de cardiologia, oftalmologia, hematologia, endocrinologia, urologia, entre outros. Segundo Rudi, o primeiro atendimento do paciente ocorre necessariamente na unidade básica de saúde do município e, quando necessário, passa pelo secretário municipal de saúde e após esgotadas as possibilidades em âmbito municipal, as solicitações são encaminhadas para a regional que efetua todo o procedimento burocrático para atender o paciente.
Segundo a analista técnica de gestão e promoção em saúde, Giliane Giehl, é competência da Gerência Regional de Saúde de Itapiranga prestar orientações, capacitar os municípios, receber processos de tratamento intraestadual e interestadual, realizar agendamento de consultas, solicitar recursos para pagamento de ajuda de custos da alimentação e pernoite dos pacientes e acompanhantes e proceder a prestação de contas dos recursos alocados para cada paciente.
O serviço de oxigenoterapia domiciliar é uma assistência prestada pelo Estado mediante contratação de empresa terceirizada e o encaminhamento é realizado pela Gerência de Saúde. Os municípios ficam encarregados de fazer o acompanhamento dos pacientes dependentes de aparelho de oxigênio. Atualmente oito pacientes da regional são atendidos por esse programa. A regional de saúde também gerencia a entrega mensal de bolsas colostomia e urostomia. Neste momento são atendidos 19 pacientes que usam bolsa de colostomia (estoma intestinal) e três usuários de bolsa de urostomia (estoma urinário). Outro programa que está sob a responsabilidade da Regional de Saúde é a oferta de serviços de saúde auditiva com consultas, exames e aparelhos auditivos. Estes procedimentos são restritos, sendo que, a regional consegue atender 36 pacientes ao ano em procedimentos de média e alta complexidade.
Faz parte da Gerência Regional de Saúde o serviço estadual de Vigilância Sanitária. Entre as principais ações está a fiscalização de hospitais, unidades de saúde, laboratórios, clínicas médicas, estéticas, consultórios odontológicos, estabelecimentos de fisioterapia e farmácias. Aproximadamente 130 estabelecimentos dos cinco municípios da SDR Itapiranga são vistoriados pela vigilância sanitária regional. O departamento também expede os alvarás sanitários.
Mais informações para a imprensa:
Vandro Luís Welter
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga
E-mail: imprensa@ipx.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3472-5008 / (49) 98412-0485
Site: sc.gov.br/regionais/itapiranga