Gered coordena projetos em 20 escolas da SDR Itapiranga
Gerência de Educação da SDR Itapiranga desenvolve inúmeras atividades, programas e projetos nas escolas dos cinco municípios que integram a SDR. Atende 20 escolas, sendo, 14 de educação básica, quatro Apaes, Ceja e Casa Familiar Rural. Destas, 13 educandários desenvolvem o programa Mais Educação, três escolas integram o projeto Ambial e seis estabelecimentos com o Programa Ensino Médio Inovador. Nas unidades da rede pública estadual, atuam 353 professores que atendem 3.764 alunos.
De acordo com a gerente Regional de Educação, Marina Bianchi, algumas ações são desenvolvidas com parcerias entre governos estadual, federal e municipal.
Programa Mais Educação
Amplia o tempo escolar na perspectiva da educação integral dos alunos. Funciona com oficinas em várias áreas como esporte, lazer, cultura, artes, edocomunicação, inclusão digital, saúde, cidadania, meio ambiente, agroecologia, iniciação científica, memória e história. Um aspecto positivo do programa é que a escola pode escolher as oficinas e para isso recebe recursos para adquirir materiais e pagar os professores/monitores, que geralmente são pessoas da própria comunidade. Atualmente, 13 escolas estão inseridas no Mais Educação.
Escola Ambial
Projeto estadual que prevê a ampliação do tempo escolar dos alunos. Funciona duas vezes por semana no contraturno escolar e contempla trabalhos de pesquisa em áreas como esporte, artes, cultura e hortas escolares. O interessante desse projeto é que os alunos acabam produzindo alimentos e produtos que mesmo consomem.
Ensino Médio Inovador
Projeto federal que tem o apoio do Estado e onde os alunos permanecem no ambiente escolar entre dois a três contraturnos. Além de desenvolver a aprendizagem cognitiva, a formação também é voltada a espiritualidade e convivência. As escolas e os alunos praticam atividades diferenciadas como dança, música, teatro, línguas estrangeiras e esportes. Nessa modalidade os professores são remunerados para planejar aulas e atender alunos e pais. As atividades envolvem planejamento semanal.
Escola Pública Integral
Projeto estadual implantado em 2004 que atende alunos em período integral de segunda a sexta-feira. Pioneiro e único na região, mantem bons índices no Ideb e grande procura por matrículas. Projeto desenvolvido na escola Porto Novo.
Centro de Educação de Jovens e adultos – CEJA
Criado na Gered/Itapiranga em 2010 para oferecer a educação básica (fundamental e médio) nos municípios da 31ª SDR. Nos quatro anos aproximadamente 400 alunos concluíram o ensino fundamental e 600 o médio. Possui 85 alunos que estudam nas unidades de Itapiranga, Tunápolis e Iporã do Oeste. A duração do ensino fundamental é de dois anos e do ensino médio um ano e meio.
Outros Programas
Além dos projetos citados, as escolas da SDR estão inseridas em outras ações, programas e projetos que visam uma aprendizagem diferenciada. Um dos exemplos é o programa federal, Pronatec, com cursos técnicos e de qualificação gratuitos. Existe, ainda, o Uniedu, que oferece bolsas de estudo para estudantes matriculados em cursos de graduação e pós-graduação. As olimpíadas da língua portuguesa, da qual participam todas as 20 escolas. Por último, o ‘Lego Education’, que ensina por meio de jogos para incentivar trabalhos em equipe. O mesmo é desenvolvido por sete escolas.
Mais informações para a imprensa:
Vandro Luís Welter
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga
E-mail: imprensa@ipx.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3472-5008 / (49) 98412-0485
Site: sc.gov.br/regionais/itapiranga