Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. População escolhe 30 prioridades...

População escolhe 30 prioridades para a regional de Itapiranga

A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itapiranga (SDR) promoveu audiência pública para ouvir a população sobre as principais demandas de obras e serviços na região que compreende os municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Iporã do Oeste, Tunápolis e Santa Helena. O levantamento servirá como base para a elaboração do Plano Plurianual – PPA 2016-2019 do Governo do Estado, documento que define os programas governamentais com metas para cada área de atuação para os próximos quatro anos. O seminário regional aconteceu na tarde de terça-feira, 2, no auditório da SDR com expressiva participação de prefeitos e lideranças da região. Aproximadamente 100 pessoas participaram do evento.  

No seminário foi formada mesa de honra com discursos do secretário de estado do desenvolvimento regional, Miguel Schneider, e do prefeito do município anfitrião, Milton Simon. O coordenador do PPA, Alcides Hofer, explicou a dinâmica dos trabalhos. A SDR definiu seis eixos temáticos (Saúde, Educação, Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Logística, Segurança Pública e Desenvolvimento Social, Habitação, Esporte, Cultura e Turismo). Cada grupo/eixo reuniu-se em salas separadas para apontar cinco prioridades de cada setor. Em seguida houve a junção de todos os grupos temáticos com as 30 propostas elencadas e aconteceu votação para definir a ordem de prioridade de cada proposta.    

O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Itapiranga, Miguel Schneider, agradeceu a expressiva participação de lideranças no evento e colocou a disposição da sociedade a equipe de servidores da SDR para que as propostas sejam enviadas, analisadas e aprovadas pela Assembleia Legislativa. Segundo ele, é necessário levantar as prioridades de cada área para depois poder agir. “Fiquei satisfeito com a seriedade com a qual as demandas regionais foram analisadas e priorizadas”.       

O PPA é elaborado a cada quatro anos pelo Governo do Estado e aprovado pela Assembleia Legislativa. Sua vigência começa no segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte. O Governo do Estado ouviu todas as regiões do estado com a realização de 36 seminários.

As 30 prioridades elencadas e votadas pela ordem de importância

  1. Recuperação da BR 163 com contornos viários e manutenção da SC 283 (estrada Beira Rio) e substituição de lombadas físicas por eletrônicas;
  2. Implementação de tratamento oncológico no hospital regional de SMO;
  3. Concluir a regionalização das especialidades de média e alta complexidade no hospital regional de SMO;
  4. Programa de incentivo para armazenamento de água da chuva;
  5. Incentivar a implementação de usina de asfalto regional em parceria com os cinco municípios;
  6. Reforma e ampliação das escolas estaduais e adequar a acessibilidade;
  7. Investimento em captação e rede de distribuição de água nos municípios;
  8. Ampliação da rede trifásica para o campo;
  9. Implementação de internet de qualidade (banda larga) nas escolas estaduais;
  10. Implementação de centro regional de geriatria;
  11. Convênios para sustentabilidade dos pequenos hospitais oferecendo apoio técnico e financeiro;
  12. Implementar incinerador de animais mortos oferecendo veículo específico;
  13. Programa de agregação de valores e legislação específica para a agricultura familiar;
  14. Programa de manutenção de escolas;
  15. Pavimentação da rodovia da fronteira (Tunápolis a Linha Becker);
  16. Implementação de leitos de retaguarda para clinica geral no hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste;
  17. Aperfeiçoamento de sistema de vigilância nas escolas;
  18. Fortalecimento do programa de combate a tuberculose e brucelose com repasse de mais recursos;
  19. Conclusão e ampliação do Projeto Bem Te Vi;
  20. Construção ou aproveitamento de espaço regional de acolhimento de idosos;
  21. Instalação de radar meteorológico regional;
  22. Aquisição de mobília e equipamentos não contemplados pelo FNDE para adequação de ambientes escolares;
  23. Aumento de efetivo – desvinculação das funções na segurança pública;
  24. Ampliação e regionalização das atividades culturais e turísticas;
  25. Revitalização da Avenida Uruguai;
  26. Instalação de UPA (Unidade de Prisão Avançada) pelo DEAP;
  27. Apoio para feiras e encontros culturais regionais;
  28. Construção de um centro de informações turísticas e sinalização turística regional;
  29. Apoio para eventos esportivos regionais;
  30. Construção, reforma e ampliação das unidades policiais.  

Propostas atendidas e executadas pela SDR de Itapiranga e Governo do Estado que foram elencadas noPPA 2012/2015

No PPA que aconteceu há quatro anos, na regional de Itapiranga, foram elencadas 93 propostas, sendo que, o Governo do Estado contemplou e executou mais de 50 dessas ações que a população apontou como prioritárias para os cinco municípios que integram a 31ª SDR. Entre as propostas atendidas pelo Governo do Estado estão a pavimentação de inúmeras vias urbanas, o recapeamento da Avenida Gustavo Fetter (centro de Iporã do Oeste), pavimentação do acesso ao Termas São João (Fundam), trabalhos de sinalização turística, construção de centros municipais de saúde, aquisição de Vans para a saúde, aquisição de ambulâncias, recursos para gestão de recursos hídricos, moradias urbanas, construção de CRAS, construção de ginásio de esportes na EEB São Vicente, construção da nova escola São Vicente, instalação de climatizadores nas escolas, reforma e ampliação de todas as escolas, novas viaturas para Polícia Civil, revitalização de praças em Santa Helena, Iporã do Oeste e Tunápolis, recursos para o setor agropecuário com vários convênios, apoios financeiros para feiras e eventos municiais e regionais, distribuição de insumos básicos aos produtores rurais, ações em defesa sanitária animal, extensão rural, crédito fundiário, crédito para máquinas, recursos do programa Pró Turismo, aquisição de máquinas para prefeituras, equipamentos para rede básica de saúde, convênios para atendimentos de média e alta complexidade, recursos para hospitais de pequeno porte, estruturação das vigilâncias sanitárias municipais, compra de caminhões para Bombeiros, viaturas novas para Polícia Militar, ampliação da delegacia de polícia em Itapiranga, apoio para regionalização de atividades esportivas e culturais. Somente através do Fundam o Governo do Estado já investiu R$ 5,5 milhões de R$ 6,5 Milhões previstos nos municípios que abrangem a SDR de Itapiranga.  

Mais informações para a imprensa:
Vandro Luís Welter
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga
E-mail: imprensa@ipx.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3472-5008 / (49) 98412-0485
Site: sc.gov.br/regionais/itapiranga