Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. SDR Itapiranga tem dois...

SDR Itapiranga tem dois projetos vencedores na Feira Estadual de Ciências

Duas escolas da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itapiranga estiveram entre as vencedoras da IX Feira Estadual de Ciências e Tecnologias, encerrada nesta quinta-feira, 9, em Florianópolis, no Complexo Esportivo Rozendo Lima, anexo ao Instituto Estadual de Educação.

A EEB São José de Itapiranga foi destaque na categoria Ensino Fundamental, com o projeto “Microorganismos eficientes (EM): Mescla beneficiosa no cultivo de orquidáceas”, e a EEB São Vicente, também de Itapiranga, ficou em segundo lugar na categoria Ensino Médio com o projeto “Efeitos da poluição sonora no ambiente escolar”. Outro representante da SDR Itapiranga foi o projeto “Tratamento de esgoto através de zonas de raízes”, desenvolvido por alunos da Casa Familiar Rural Esperança, de Iporã do Oeste.

A Feira Estadual de Ciências e Tecnologias apresentou um total de 84 projetos desenvolvidos por 168 alunos e seus respectivos professores orientadores, e contou com a visitação de 2,5 mil pessoas nos dois dias de evento.

O secretário de Estado da Educação Eduardo Deschamps participou da cerimônia de encerramento e demonstrou sua satisfação com o sucesso desta edição da feira.

Os grupos das três escolas da SDR Itapiranga estiveram acompanhados pelo supervisor de Ensino Médio Profissional Paulo Ludwig. “A aplicabilidade dos projetos e a demonstração de entendimento do assunto pelos alunos foi, sem dúvida, o destaque nos três projetos apresentados na Feira Estadual de Ciências e Tecnologias pelas escolas da Regional de Itapiranga. Destacamos que os projetos foram elaborados com participação de professores e alunos, a partir de um tema gerador inserido na realidade da escola, e, a partir daí, no desenvolvimento da pesquisa e na viabilidade da aplicação prática. Isso possibilitou a agregação de novos conhecimentos, bem como também mudanças na própria escola”, disse o representante da Gerência de Educação.

Confira a relação dos primeiros três colocados, nas três categorias:

Ensino Fundamental

1º lugar: Alunas Camila Fuhr e Alessandra Neiss da EEB São José de Itapiranga, com o projeto Micro-organismos Eficientes na Mescla Beneficiosa do Cultivo de Orquídeas.

2º lugar – Ana Paula Campos e João Batista Weber de Souza, da EEF Pref. Augusto Carlos Stefanes, de Brunópolis, com o projeto Uhe São Roque gerando expectativas.

3º lugar – Lucas Luiano Piacentini e Adiel Miotto, da EEB Prof. Odilon Fernandes, de Herval d’Oeste, com o projeto Odilon Games.

 

Ensino Médio

1º lugar – Elaine Furlan e Lucéle dos Santos, do CEJA de Florianópolis, com o projeto Bitucas de cigarro, uma amostra dos hábitos dos fumantes no centro de Florianópolis.

2º lugar – Camille Stulp e Daeana Bourscheid, da EEB São Vicente, de Itapiranga, com o projeto Efeitos da poluição sonora no ambiente escolar.

3º lugar – Bianca Gomes e Adilson Lopes Junior, da EEB Profa Jandira D’Ávilla, de Joinville, com o projeto Química do Amor.

 

Educação Profissional.

1º lugar – Lugar Alunos Lucas Somavilla e Chérllyn Dias do CEDUP Campo Erê 2 peq1º lugar – Chérllyn Dias e Lucas Somavilla, do Cedup Campo Erê, de Campo Erê, com o projeto Avaliar a eficiência de insetos triturados como repelente de pragas.

2º lugar – Renan Basquerote e André Luiz Rosa, do Cedup Prof. Jaldyr da Silva, de Água Doce, com o projeto Incubadora Artesanal: Tecnologia para subsistência familiar.

3º lugar – Gabriella Adratt e Gabriel Santos, da EEB Profª Valdete Zindars, de Jaraguá do Sul, com o projeto Software e Aplicativo para biblioteca escolar.

 

{article Márcia Welter – SDR Itapiranga}{text}{/article}