Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Nível do Rio Uruguai...

Nível do Rio Uruguai continua em 14,30 metros acima do normal

reuniao cheia do rio uruguai 20140627 1505250413

De acordo com o Centro de Monitoramento, as medições do Rio Uruguai feitas nas últimas três horas estão estáveis, com o nível do rio em 14,30 metros acima da média. Nas últimas 48 horas, choveu na cidade de Itapiranga cerca de 190 milímetros, medidos na sede do Corpo de Bombeiros.

 

<<<<Acesse a galeria de fotos

Ainda de acordo com informações passadas pelo centro de monitoramento, até o momento, 36 famílias foram desalojadas, 31 edificações comerciais e dez públicas, dentre elas a Prefeitura Municipal e o Fórum da cidade foram afetados.

O município já decretou estado de emergência e, além da cheia do rio Uruguai, as fortes chuvas também já provocaram o transbordamento de um açude próximo à AABB, e há risco de deslizamento de terra na ITG 070, no caminho para a Linha Presidente Becker. A prefeitura já fez a interdição parcial da via.

O abastecimento de água da cidade está suspenso desde as 6h e o prefeito disse que pode contar com o auxílio de outros municípios e da própria Defesa Civil para fornecer água à população.

O secretário de desenvolvimento regional da SDR Itapiranga, Rolf Harry Trebien, esteve, durante a manhã desta sexta-feira (27), no Centro de Monitoramento, na Base do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, acompanhando o Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, que veio para acompanhar de perto a situação do município com relação à vazão do rio Uruguai. Também está em Itapiranga, desde ontem, o responsável regional da Defesa Civil, Daniel Caron, de São Miguel do Oeste.

No início da tarde, Rolf esteve novamente no local, onde se reuniu com o comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, Sargento Carlinhos Mahlmann, com o prefeito de Itapiranga, Milton Simon, e com outras autoridades. No trabalho de monitoramento e auxílio aos atingidos, além do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, a cidade de Itapiranga também conta com o reforço do 11º Batalhão da Política Militar, do Exército e da Polícia Ambiental, todos de São Miguel do Oeste.

Reunião na Rua do Comércio

Às 16h30, as autoridades civis e militares estiveram na Rua do Comércio, para conversar com os comerciantes e, com base em informações atualizadas da base de monitoramento, recomendaram a não desocupação de outras edificações próximas às aguas do Rio Uruguai. Segundo o Centro de Monitoramento, somente se for verificado novo aumento no nível da água é que será recomendada a retirada.

O secretário regional pôs o ginásio da EEB São Vicente à disposição para ser ocupado, caso haja necessidade.

 

{article Márcia Welter – SDR Itapiranga}{text}{/article}