SDR Itapiranga apresenta experiência do Ensino Médio Inovador em encontro estadual
Para promover a integração dos programas e projetos disponibilizados na Plataforma do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) — principalmente no Programa Mais Educação e Ensino Médio Inovador (EMI) —, foi realizado encontro estadual, de 9 a 11 de junho, em Florianópolis com a equipe da Secretaria de Estado da Educação e das Gerências Regionais de Educação de Santa Catarina.
Os participantes receberam orietações para usar a ferramenta PDDE Interativo a fim facilitar o acesso e liberação de recursos para as escolas. Os principais objetivos do PDDE são implantar a educação integral, melhorar o planejamento da gestão escolar e possibilitar trabalho pedagógico intenso e articulado para aumentar índice de aprendizagem.
Durante o encontro do PDDE Interativo, o professor Elói Tessing, integrador de ensino médio e profissional da Gered da SDR Itapiranga, fez uma explanação, a convite da Coordenação Estadual do Ensino Médio Inovador. Ele mencionou as duas escolas — EEB São Vicente, de Itapiranga, e EEB Madre Benvenuta, de São João do Oeste — que aderiram ao programa. As outras quatro escolas que se inseriram no EMI ainda não receberam os recursos. “Falei, basicamente, sobre o que essas duas escolas priorizaram com os recursos disponibilizados através do Projeto de Redesenho Curricular (PRC), da referida plataforma. Foram investimentos em cursos de formação, viagens de estudo, e compra de equipamentos para laboratórios e salas de aula”, informou Tessing.
Além da Gered da SDR Itapiranga, outra gerência que fez apresentação foi a de Araranguá. “Acredito que tenham escolhido a SDR deItapiranga, pois todas nossas escolas estão em dia com o preenchimento dos dados junto ao PDDE Interativo. As gerências de outras SDRs demonstraram bastante interesse e receptividade e diversas solicitaram informações adicionais”, comentou Tessing.
Tessing lembrou que o programa Ensino Médio Inovador não é obrigatório, mas por adesão, e que existem vários critérios que as escolas precisam atender.
Fórum Regional do EMI do Oeste Catarinense
Durante o encontro em Florianópolis, também foi comentada a experiência do Fórum Regional do EMI do Oeste Catarinense, que já teve quatro encontros. O evento teve grande repercussão estadual e permite a socialização de experiências entre as escolas das nove Gereds.
No último encontro regional, foi apresentadoo planejamento do EMI 2014 e os participantes aprovaram proposições de como melhorar o programa. “Elaboramos a ata e enviamos à gerência estadual”, concluiu Elói Tessing.
{article Márcia Welter – SDR Itapiranga}{text}{/article}