Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Governo do Estado reforça...

Governo do Estado reforça o ensino médio na região de Itajaí

Três escolas estaduais estão sendo reformadas e ampliadas para receber alunos no sistema de ensino médio integral. O recurso total garantido pelo Governo do Estado é de R$ 12 milhões e contempla as Escolas de Educação Básica Paulo Bauer, de Itajaí; Maria Rita Flor, de Bombinhas; e Adelaide Konder, de Navegantes.

Na EEB Adelaide Konder, duas das cinco salas que o projeto previa já estão concluídas e em uso. As três restantes estão quase prontas, faltando apenas colocação de portas. A pavimentação de 600 metros quadrados próximo ao bicicletário e a cobertura interna do prédio foram concluídos. Dentro de uma semana, os estudantes poderão utilizar o ginásio de esportes que conta com nova pintura e iluminação mais potente. A construção do auditório está em fase de acabamentos e a escola terá o abastecimento reforçado com a instalação de uma nova caixa d água.

Na EEB Paulo Bauer, um novo prédio é construído para ampliar a capacidade de atendimento com mais salas de aula e auditório. O espaço terá fachada de vidro. No primeiro piso ficarão três salas de aula, laboratório de ciências, biblioteca e setor administrativo. No segundo pavimento, quatro salas de aula e o auditório. A estrutura é toda em pré-moldados. De acordo com a diretora da escola, Maria Aparecida Silva, a parte administrativa precisou ser demolida para que a construção do novo prédio tivesse início. “Pensamos em alternativas que não prejudicassem o funcionamento da escola. Adaptamos no nosso ginásio uma secretaria para atender os pais, improvisamos a biblioteca e uma sala de vídeo. Nosso objetivo era não limitar o espaço pedagógico”, afirma.

Na EEB Maria Rita, é executada a concretagem da laje para o prédio que abrigará a administração da escola, laboratório de química, física, biologia e informática. No segundo pavimento ficará o auditório com capacidade para aproximadamente 400 pessoas. As passarelas adaptadas com acessibilidade que dão acesso as salas de aulas e ao ginásio já estão concluídas, faltando somente a cobertura da passarela nas áreas em que é necessário. O ginásio recebeu iluminação em LED, arquibancada e pintura completa. As salas de aulas reformadas também ganharam pintura completa e iluminação em LED. O espaço de vivência, que passou a ser um espaço multiuso, está concluído, possibilitando a realização de atividades com os alunos.

Ensino médio integral

A secretária regional, Eliane Rebello, destaca que estas unidades estão sendo preparadas gradativamente para um novo modelo de ensino, que ocupa todo o tempo do aluno com cursos técnicos e profissionalizantes no contraturno escolar. Para atender a demanda, as escolas necessitam de cozinhas, auditórios e refeitórios melhor equipados, novas salas, ginásios de esportes, entre outros espaços fundamentais para o aprendizado, como laboratórios e bibliotecas. “A reforma também contempla execução de sistemas preventivos de incêndio, que garantirão a segurança da comunidade escolar, além de pinturas, revisão de elétrica e hidráulica, paisagismo e acessibilidade”, completa.

Outras cinco escolas estão sendo construídas para atender no sistema de ensino médio integral. Três delas serão nos bairros Salseiros, Itaipava e São Vicente, em Itajaí; uma no Gravatá, em Navegantes; e outra no bairro das Nações, em Balneário Camboriú. O investimento nestas construções é de R$ 40 milhões, com expectativa de abertura de dez mil novas vagas.

{article Silvia Daleffe – SDR Itajaí – Assinatura}{text} {readmore}{/article}