Defesa Civil e Planejamento são abordados no Ciclo de Palestras Estratégicas em Itajaí
O governo do Estado promoveu o segundo dia do Ciclo de Palestras Estratégicas, nesta segunda-feira, 29, na Câmara de Vereadores de Itajaí. O evento, que abre o debate com a sociedade catarinense para construção do planejamento em diversas áreas, é realizado pela Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos e Secretaria Regional, com apoio institucional da Câmara de Vereadores e Associação Empresarial de Itajaí.
A cada semana, num ciclo de quatro eventos, dois secretários de Estado proferem palestras sobre a atuação do governo. O secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, e o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, enfatizaram as realizações que terão reflexos em Santa Catarina em longo prazo.
Flores destacou os indicativos positivos e outros que precisam ser enfrentados com ação efetiva para promover o desenvolvimento e a redução de desigualdades entre regiões. Com indústria diversificada, agronegócio competitivo, setor de turismo em expansão e forte presença da agricultura familiar, o estado ainda enfrenta distorções com o esvaziamento populacional de algumas cidades e o inchaço de outras. “Isso inibe o crescimento da economia e concentra problemas sociais em regiões mais desenvolvidas. As cidades com maior PIB, como é o caso de Itajaí, são as que mais reclamam problemas sociais”, analisou o secretário. Em Itajaí, a evasão escolar no ensino médio alcança alto índice. “O governo tem como estratégia investir em ciência e tecnologia. O Centro de Inovação de Itajaí vai gerar alternativas de emprego, formação mais focada em áreas promissoras e dar expectativa de futuro para os jovens”, observou. A ordem de serviço para a construção do Centro de Inovação foi assinada este mês pelo governador Raimundo Colombo.
Defesa Civil
Na palestra proferida pelo secretário da Defesa Civil foi destacado o planejamento para enfrentamento e mitigação de desastres naturais. Milton Hobus destacou as obras na bacia do Rio Itajaí-Açu e Itajaí Mirim, que estão em andamento ou em processo de licenciamento ambiental. Construção de barragens e comportas, melhoramento fluvial, desassoreamento, entre outras ações, contribuirão para reduzir o impacto das chuvas no Vale. “Em áreas que registraram dois metros de enchente em 2008, como é o caso do Bairro Itamirim, em Itajaí, terão no máximo trinta centímetros de água numa mesma proporção de chuva”, ponderou. “Porém, estudos mostram que futuramente Santa Catarina sofrerá mais com efeitos da falta de chuva”, disse, detalhando outras ações que tem como foco combater problemas com a estiagem no oeste.
O prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, a secretária regional, Eliane Rebello, servidores públicos estaduais, secretários municipais, membros de clubes de serviços e entidades de toda a região participaram do evento.
Na segunda-feira, 6 de julho, a partir das 19h, no mesmo local, o secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, e o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, falarão sobre os desafios do governo e o planejamento estratégico para os próximos anos. O evento é gratuito e aberto a qualquer interessado.
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí
Fone: (47) 3398 5950/14 ou 9606 2636
www.sdrs.sc.gov.br/sdritajai
www.facebook.com/sdritajai