Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. SDR Itajaí define meta...

SDR Itajaí define meta de vacinação contra Influenza

A Secretaria Regional, por meio da Gerência Regional de Saúde, está abastecendo as secretarias municipais de Saúde de onze cidades da região com as doses de vacina contra a Influenza (gripe), para a campanha nacional que iniciará na próxima segunda-feira, 4. O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza na população alvo para a vacinação: crianças entre seis meses e menos de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

 

A meta da região é imunizar 122.643 pessoas, sendo que em Itajaí 39.195 pessoas deverão ser vacinadas. Em Santa Catarina, a meta da Secretaria de Estado da Saúde é imunizar 80% dos 1.590.852 catarinenses que integram a população-alvo da campanha. Para isto, em todo o Estado, 6700 profissionais atuarão em mais de 1700 postos de vacinação, que estarão abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. No sábado, 9 de maio, será realizado o Dia “D” da Campanha de Vacinação.

A definição da população-alvo leva em conta os grupos populacionais que têm maior risco de desenvolver complicações decorrentes da Influenza. Portanto, devem se vacinar.

A vacina protege contra três tipos de vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Neste ano, até o dia 28 de abril, foram confirmados três casos de Influenza no Estado, dois pelo vírus A(H3N2) (Araranguá e Jaraguá do Sul) e um pelo vírus B (Florianópolis). Em 2014, Santa Catarina registrou 174 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza, dos quais 13 evoluíram para óbito. Em relação a 2013, houve uma queda de 65% nos casos e óbitos – já que, em 2013, foram 492 casos, com 42 mortes.

Das 174 pessoas que desenvolveram síndrome respiratória por Influenza em 2014, 151 (87%) pertenciam a um dos grupos prioritários para vacinação e metade destes (75) não tinham sido vacinados. “As pessoas que pertencem aos grupos prioritários para a vacina contra a Influenza devem se vacinar o quanto antes, pois a pessoa leva até 15 dias para produzir anticorpos e se protegerem contra a gripe”, alerta Eduardo Macário, diretor de Vigilância Epidemiológica.

“Para reduzirmos ainda mais o número de casos de síndrome respiratória por Influenza em Santa Catarina, devemos manter as ações de vigilância e buscar altas taxas de cobertura vacinal nas populações prioritárias”, alerta a gerente de Vigilância de Doenças Imunopreveníveis e Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive), Vanessa Vieira da Silva.

Com informações da Assessoria de Comunicação/SES

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí
Fone: (47) 3398 5950/14 ou 9606 2636