Hemosc abre posto de coleta de sangue em Itajaí
Itajaí passa a integrar o grupo de municípios que contam com postos de coleta de sangue, a partir desta segunda-feira, 23. É o quarto a receber uma unidade de coleta de doações juntamente com Canoinhas, Jaraguá do Sul e Tubarão. O atendimento ocorrerá todas as segundas-feiras, no bloco F7 da Univali, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h. O estacionamento é liberado por duas horas para quem faz a doação.
Os interessados em doar sangue devem apresentar documento com foto, ter idade entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e evitar o jejum. Os doadores com idade de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável. Homens podem realizar até quatro doações por ano com intervalo de 60 dias e mulheres até três doações anuais com intervalo de 90 dias.
De acordo com a responsável pela captação de doadores do Hemosc Blumenau, Thayse Molinari, o posto de coleta possui capacidade diária de 60 atendimentos regulares e está localizado na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária (USFC – ambulatório) do Campus. “As doações serão encaminhadas ao Hemocentro Regional de Blumenau, que abastece a região do Vale do Itajaí e distribui para todo o Estado”, diz.
Para a secretária regional, Eliane Rebello, a implantação do posto de coleta regular em Itajaí é uma conquista da comunidade, que reivindicou por este atendimento. “O doador não precisa mais aguardar a unidade móvel, que ficava em frente ao Hospital Marieta, ou dirigir-se ao Hemosc de Blumenau. A partir de agora ele decide o dia e horário para fazer a doação”, diz.
A estrutura do Hemosc tem um hemocentro central, em Florianópolis, seis hemocentros regionais (Lages, Joaçaba, Chapecó, Criciúma, Joinville e Blumenau), três postos de coleta (em Canoinhas, Jaraguá do Sul e Tubarão).
Para mais informações: (47) 3222-9800 – Hemosc Blumenau ou www.hemosc.org.br
{article Silvia Daleffe – SDR Itajaí – Assinatura}{text}{/article}