Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. ADR Ibirama reforça ações...

ADR Ibirama reforça ações contra o mosquito Aedes Aegypti na região

A situação do mosquito Aedes Aegypti nos 9 municípios da 14ª Agência de Desenvolvimento Regional – ADR Ibirama, está sob controle, como informa o gerente de Saúde, Amarildo José Moser, a partir de informações das equipes de Vigilância Epidemiológicas das Secretarias Municipais de Saúde.

No entanto, Amarildo recomenda a toda a população muita atenção em relação à prevenção do mosquito, eliminando focos de água parada, entulhos a céu aberto, vasos de flor com água empoçada e  todo e qualquer local onde o mosquito encontre a condição ideal para se desenvolver.

De acordo com o gerente, os proprietários de borracharias, oficinas e desmanches de veículos, devem observar a legislação em vigor, cobrindo todo material a céu aberto que possa significar risco para o desenvolvimento do mosquito, que é transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Amarildo revela também que, no estado de Santa Catarina, de acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, a situação mais grave no Estado situa-se no município de Pinhalzinho, no Oeste Catarinense, onde estão em investigação 93 casos. Na região do Alto Vale, há um caso em investigação no município de Rio do Sul.

No período de 1º de janeiro a 6 de fevereiro de 2016 foram notificados 1.260 casos de dengue em Santa Catarina. Desses, 155 (12%) foram confirmados pelo critério laboratorial, 422 (33%) foram descartados por apresentarem resultado negativo para dengue e 683 (54%) casos estão em investigação, aguardando resultado laboratorial.

Informações adicionais para a imprensa:
Dante Bonin 
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama
E-mail: imprensa@iir.adr.sc.gov.br 
Fones: (47) 3357-8904 e (47) 8434-4810
Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama