Amavi e SDRs realizaram a 1ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente
A Amavi – Associação dos Municípios do Alto Vale, juntamente com as Secretarias Regionais de Ibirama, Rio do Sul, Taió e Ituporanga realizaram, nesta segunda-feira, 28, no Instituto Federal de Educação, em Rio do Sul, a 1ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
No evento, que contou com a participação de cerca de 180 delegados dos 28 municípios do Alto Vale, foram votadas as proposições apresentadas pelas conferências municipais, que serão encaminhadas para a Conferência Estadual, que será realizada nos dias 26 e 27 de novembro, em Florianópolis.
A coordenadora da Conferência, Denise Garcia Dolejal, assistente social da Amavi, contou com a participação efetiva dos gerentes de Assistência Social da SDR Ibirama, Marcia M.A. Kaiser; de Rio do Sul, Sinauri Xavier (Chico); de Taió, Osvaldo Fernandes Junior; e de Ituporanga, Zenir Boeing.
Nas proposições, tiveram destaque as voltadas para ações educativas, projetos sociais, período integral na educação e apoio às crianças e adolescentes. Na promoção , um exemplo de proposição votada é o que implementa um programa de saúde e prevenção nas escolas, capacitando os jovens para que atuem como mediadores das temáticas: drogas, bullying, diversidade sexual, sexualidade, identidade de gênero, diversidade de religião e cultura, DST, violência, conflitos familiares, trabalho infantil, meio ambiente, direitos e deveres da criança e do adolescente, inclusão social e acessibilidade, pedofilia, depressão e cidadania.
Foram selecionadas as propostas de diretrizes, mobilização, articulação e monitoramento que sintetizam o pensamento da região em termos de políticas voltadas para a proteção e o desenvolvimento das crianças e adolescentes, sem esquecer que para cada direito também cabe um dever.
{article Dante Bonin – SDR Ibirama}{text} {readmore}{/article}