Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Acadêmicos indígenas Xokleng da...

Acadêmicos indígenas Xokleng da UFSC são convidados a palestrar em Congresso de Ciências, Tecnologias e Culturas, no Chile

educação

Os acadêmicos indígenas Jair Ghoguin Krendo e Micael Vaipon Weitscha foram convidados para apresentar no 4º Congresso de Ciências, Tecnologias e Culturas, que acontece de 9 a 12 de outubro, na Universidade de Santiago do Chile, temas ligados aos índios Xokleng/Laklãnõ.

 

Jair e Micael são alunos do “Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, Terminalidade Humanidades”, da Universidade Federal de Santa Catarina e apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso, abordando temas relacionados a cultura de seus antepassados.

Em seu TCC, o acadêmico Jair abordou “O Espaço Tradicional Xokleng/Laklãnõ”, ouvindo os anciões das aldeias sobre a história de seu povo, enquanto Micael apresentou o tema “Da história oral Laklãnõ/Xokleng para história em quadrinhos”.

Jair descreve em seu trabalho a ocupação do território indígena pelos Xokleng no Sul do Brasil, por meio de entrevistas com os idosos com idade entre 60 e 90 anos, residentes na Terra Indígena.

Micael, por sua vez, tratou de recuperar as histórias da etnia, revitalizando a língua materna, através de entrevistas orais com o povo e, com isso, divulgar numa linguagem atual falada pela nova geração, ou seja, através de história em quadrinhos.

Foram estes trabalhos que levaram o coordenador-geral do Congresso da Universidade do Chile, Eduardo Devés-Valdés,  a convidar os acadêmicos indígenas a apresentarem estes temas naquele país. 

{article Dante Bonin – SDR Ibirama}{text}{/article}