Novos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS devem ser implantados no Alto Vale
Com o objetivo de implantar 4 novos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS no Alto Vale do Itajaí, gerentes de saúde, coordenadores de atenção básica e técnicos de saúde das SDRs de Ibirama, Rio do Sul, Taió e Ituporanga, reuniram-se, nesta quarta-feira, 02 de agosto, na Gerência de Saúde da SDR Rio do Sul.
Segundo o gerente de Saúde da 14ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ibirama, Amarildo José Moser, este é um serviço do SUS – Sistema Único de Saúde, que atende as pessoas que sofrem de transtornos mentais graves ou persistentes, incluindo dependentes químicos de álcool e outras drogas.
Para Amarildo estas pessoas sofrem intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilita de viver de forma equilibrada com seus familiares e de realizar seus projetos pessoais em função da doença.
O CAPS oferece, após avaliação do usuário, atendimento diário através do acompanhamento clínico com equipe multidisciplinar, objetivando a reinserção social no trabalho e lazer, com o fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Segundo o Gerente de Saúde da 14ª SDR Ibirama, a implantação destes novos CAPS deverá acontecer em um futuro próximo, de forma a atender todos os 28 municípios do Alto Vale.
Ressalte-se, diz ele, que este já era o desenho inicial, tendo sido adequados os municípios sede, após o entendimento com os gestores municipais. Será agora, apresentada a proposta na Comissão Intergestores Regionais – CIR da região, para deliberação.
{article Dante Bonin – SDR Ibirama}{text}{/article}