Governador participa de inauguração do Hospital em Witmarsum
O governador Raimundo Colombo participou nesta segunda-feira, 15, da inauguração do Hospital Municipal Mateus Caled Padoin, em Witmarsum, município da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ibirama, em evento que contou com a presença do secretário Regional Nelson Virtuoso, do prefeito Paul Zerna, deputados estaduais e federais e prefeitos da região.
No evento, o governador caracterizou a obra como emblemática, resultado da união de esforços de muitas pessoas em prol do bem comum, dizendo que este modelo é o que mais representa os valores cultivados em Santa Catarina. Disse também que este hospital permitirá que os pacientes possam ser cuidados próximos de suas famílias.
O prefeito Paul Zerna agradeceu ao grande público presente no evento, que marca dos 53 anos de emancipação política do município e destacou o trabalho da Associação Hospitalar de Witmarsum, além das negociações com as irmãs franciscanas que possibilitou a venda do imóvel e a reabertura do hospital.
A reforma do hospital foi possível com a colaboração de deputados estaduais e federais que destinaram emendas parlamentares para a reforma e aquisição de móveis e equipamentos como os de mamografia e raios-X.
Também falaram na na inauguração o secretário de Saúde João Paulo Kleinubing, que ressaltou os esforços da comunidade e o deputado e vice-presidente da Assembléia Legislativa, Aldo Schneider, que destacou Witmarsum como a pequena cidade onde acontece o inverso pois enquanto em alguns municípios os hospitais estão fechando, no muncípio estão abrindo um novo.
O hospital reabre com 18 leitos, equipamentos de radiografia, mamografia e atendimento médico 24 horas por dia. A instituição foi adquirida pelo município com recursos do Governo do Estado, de R$ 800 mil, e mais R$ 260 mil por meio do Fundo de Apoio ao Municípios (Fundam), usados para aquisição de equipamentos hospitalares.
Foto: Julio Cavalheiro / Secom
O presidente da Associação Hospitalar de Witmarsum (entidade que vai administrar a unidade), Ivo Luiz Rizzoli, explicou que os casos de urgência e emergência eram atendidos em cidades vizinhas ou unidades de saúde do município. “Com a reabertura da unidade, temos a condição de atender os munícipes e aliviar a carga de internamento dos outros hospitais da região. Vamos oferecer qualidade para que nosso doente receba uma atenção especial. O apoio do Governo do Estado foi fundamental para reabertura desse hospital. A unidade conta com três médicos, quatro enfermeiras e duas técnicas de enfermagem”.
Informações adicionais para a imprensa:
Dante Bonin – Fone (47) 3357-8908
E-mail: imprensa@iir.sdr.sc.gov.br