Proerd forma 258 alunos em Dionísio Cerqueira

Com o ginásio de Esportes praticamente cheio, 258 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) se formaram sexta-feira, 4 de dezembro, em Dionísio Cerqueira. Os alunos são das redes de ensino estadual e municipal com faixa etária dos nove aos 11 anos.
O Programa é uma parceria entre a Polícia Militar, as escolas e as famílias. O objetivo é capacitar jovens estudantes com informações e despertar habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência. Outras ações secundárias do programa incluem fortalecer a autoestima das crianças e adolescentes, valorização da vida, prevenir-se contra a criminalidade e aproximar a Polícia Militar da comunidade escolar. Em 17 anos o programa já atingiu mais de 1,2 milhão de crianças.
A secretária de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira Bianca Maran Bertamoni, que participou do ato, destacou o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelo programa e pelos profissionais que nele estão engajados. “Esse é um projeto que permite à nossa juventude maiores informações sobre o grande problema que são as drogas, o reflexo desse trabalho são as famílias. Por isso é tão importante reconhecer e valorizar os profissionais da Polícia Militar e diretores das escolas”.
Na oportunidade a secretária também falou da campanha “Drogas. Não dá mais pra aceitar”, que está sendo desenvolvida pelo Governo do Estado de Santa Catarina. “Por entender a grande problemática das drogas, o governo vem desenvolvendo essa campanha, para enfatizar ainda mais que não podemos aceitar essa atitude em nossa sociedade”.
O Proerd possibilita ainda complementar seu projeto pedagógico à escola de acordo com o artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). O artigo diz que a educação, é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
A filosofia do programa prevê o direcionamento de ações a toda comunidade escolar e, de forma especial, aos pais e responsáveis promovendo uma reflexão sobre a importância da família como ambiente primeiro da prevenção. O Proerd tem se tornado instrumento para a integração das famílias no processo educacional, onde o diálogo torna-se proposta prioritária para a melhoria da qualidade de vida das crianças.
Entre os benefícios está a ação policial mais humanizada, que permite aos estudantes enxergarem os policiais como servidores, não apenas como aplicadores da lei. Também estabelece uma linha de comunicação entre os policiais e a juventude.
O Proerd teve sua origem nos Estados Unidos, com a denominação Dare – Drug Abuse Resistance Education. Foi implantado no Brasil no ano de 1992 e, em Santa Catarina, em 1998, na cidade de Lages.
Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Comunicação
SDR Dionísio Cerqueira
Fone: (49) 3644-3317 e (49) 9145-7142
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Site: www.dcq.sdr.sc.gov.br