Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Municípios da SDR Dionísio...

Municípios da SDR Dionísio Cerqueira desenvolvem programa Terra Boa

A gerência de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira irá disponibilizar, neste ano, por meio do Programa Terra Boa – Sistema de Troca Troca, 58 kits forrageira e mais de 5 mil toneladas de calcário. O Programa irá investir aproximadamente R$ 48 milhões em todo o Estado para subsidiar a aquisição de sementes de milho, calcário, kits forrageiras e kit apicultura. Estarão disponíveis 310 mil toneladas de calcário, 220 mil sacas de sementes de milho, 3,5 mil kits forrageiras e 430 kits apicultura.

 

Segundo o Gerente de Agricultura da SDR de Dionísio Cerqueira, Valdomiro Rodrigues, a distribuição de Kits de Forrageira incentiva a implantação de melhorias por meio das pastagens perenes nas propriedades. “Os produtores podem contar com um financiamento, onde podem pegar recursos para comprar insumos e implantar as pastagens em um hectare, e o valor deve ser devolvido em duas parcelas anuais”.

A distribuição dos kits varia em cada município. Para Guarujá do Sul e Palma Sola estão disponíveis 15 kits cada. Já Anchieta conta com 10 kits, São José do Cedro oito e Dionísio Cerqueira e Princesa cinco.

A distribuição de calcário também é feita conforme o município. Neste ano, Anchieta foi contemplada com 470 toneladas de calcário, Dionísio Cerqueira com 920, Guarujá do Sul terá cota de mil 1.340 toneladas. Palma Sola receberá mil 1.175 toneladas, Princesa 540 e São José do Cedro mil 1.365 toneladas de calcário.

Os agricultores precisam cumprir alguns critérios para participar do programa, como não estar em débito com o Estado, se enquadrar no Pronaf, e possuir a análise do solo, que comprove a necessidade de correção. “O objetivo do programa é fazer com que a área cultivável apresente condições ideais de produção através da correção do solo, para isso é necessário apresentar a análise de solo a partir de 2013”, enfatiza o Gerente de Agricultura.

As autorizações devem ser solicitadas junto a Epagri de cada município e a entrega é feita em parceria com as prefeituras.