Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Encerrado encontro Nacional de...

Encerrado encontro Nacional de Núcleos da Faixa da Fronteira em Dionísio Cerqueira

O município de Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste, sediou durante dois dias, 3 e 4 de dezembro, o 4º Encontro Anual de Núcleos Estaduais de Fronteira e a VIII Reunião da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e Integração da Faixa da Fronteira – CDIF. O evento, que pela primeira vez foi realizado em Santa Catarina, contou com a participação de representantes de 11 Estados do Brasil que fazem Fronteira com países da América do Sul.

A Faixa da Fronteira Brasileira representa 15,7 mil quilômetros de extensão, num total de 27% do território nacional. Aproximadamente 11 milhões de pessoas fazem parte deste território nos estados do Amapá, Roraima, Amazonas, Acre, Pará, Rondônia, Mato Gross, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Compreende-se por Faixa da Fronteira o território localizado até 150 km da divisa limítrofe do Brasil com outros países latino-americanos.

A Secretária de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni, representou o Governador Raimundo Colombo no evento. Ela destacou que o evento veio proporcionar a formulação de ações direcionadas ao desenvolvimento e a integração, buscando desenvolver políticas públicas para a região da Faixa da Fronteira. “Em Santa Catarina, somos uma fronteira seca com a Argentina, por isso temos várias particularidades importantes. Precisamos reforçar os laços com os países da América do Sul, no nosso caso com a Argentina, para melhorar ainda mais o lugar onde vivemos”, disse Bianca. Vários painéis e Seminários foram apresentados e destacaram os avanços que as fronteiras brasileiras, representadas por cada Núcleo Estadual, alcançaram nos últimos meses.

Grande conquista catarinense

Durante o evento, o diretor de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, Walber Santana Santos, anunciou aos presentes a confirmação da liberação de aproximadamente R$ 15 milhões do Governo Federal para instalação de um Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite, que será edificado no campus da Udesc em Pinhalzinho. Este projeto foi cadastrado no Ministério da Integração Nacional pelo Núcleo da Faixa da Fronteira de Santa Catarina e visa aferir e melhorar a qualidade do processo de produção leiteira em Santa Catarina. “Vamos encaminhar a liberação deste recurso importante, por entender que o Núcleo Catarinense da Faixa da Fronteira realiza um grande trabalho”, disse Santana Santos.

Hoje, esta aferição da qualidade do leite catarinense é feita apenas em Passo Fundo (RS) ou em Curitiba (PR). Santa Catarina é o 4º maior produtor de Leite do Brasil, com mais de 3 bilhões de litros/ano. 75% da produção leiteira do Estado está localizada nas propriedades rurais localizadas na Faixa da Fronteira, ou seja, no Oeste e Extremo-Oeste catarinense.

Participaram da abertura, o Diretor de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, Walber Santana Santos; o assessor do Ministério do Planejamento, Leopoldo Vieira; a Secretária Regional de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni; o prefeito de Dionísio Cerqueira, Altair Rittes; o deputado provincial de Misiones (Argentina), Hugo Luciano Rojas; o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), professor Antônio Heronaldo de Souza; o Secretário Executivo de Assuntos Internacionais de Santa Catarina, Marcelo Trevisani; o diretor da Secretaria de Estado de Planejamento, Norton Flores Boppré; o diretor da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Joarez Henrischs; o vice-prefeito de Dionísio Cerqueira, Flávio Berté; o Secretário de Cultura de Bernardo de Irigoyen (Misiones – Argentina), Miguel Silva Dico; o coordenador Regional do Extremo-Oeste do SEBRAE/SC, Udo Trehnempohl; o Secretário Regional de Chapecó, Américo Nascimento Junior; o Secretário Regional de Itapiranga, Rolf Trebien; o Secretário Regional de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli; o Secretário Regional de Maravilha, Valci Dalmaso, entre outras lideranças.

Informações adicionais para a imprensa
Jornalista Lucas Maraschim Matias
Secretaria Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fones: (49) 9145-7142 e (49) 3644-3300