Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. SDR Dionísio Cerqueira reúne...

SDR Dionísio Cerqueira reúne municípios e trabalha Campanha de Vacinação contra a Pólio

A Gerência de Saúde da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira reuniu os responsáveis pelas salas de vacina dos municípios de sua abrangência na segunda-feira, 20, para acompanhamento de uma Web Conferência relacionada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de seguimento contra o Sarampo. A iniciativa foi da Secretaria de Estado da Saúde (SES) antecipando as orientações da Campanha Nacional que será desenvolvida de 8 a 28 de novembro.

Eila Labres, gerente de Saúde da SDR, detalha que neste ano a campanha do Ministério da Saúde terá dois sábados como sendo Dia “D”, ou seja, em 8 e 22 de novembro. O Brasil realiza em 2014 o 35º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 25º ano sem a doença no país, estando livre do Poliovírus desde 1990.

Com relação à Campanha de seguimento contra o Sarampo, esta estratégia tem como objetivo resgatar menores de cinco anos ainda não vacinados e corrigir falha primária de vacinação contra sarampo e rubéola. As servidoras da gerência de Saúde da SDR Letícia Martinelli Becalli e Larissa Demarco acompanharam a Web Conferência e debateram com os municípios a importância de um trabalho integrado e focado. A população alvo para a companha contra a Poliomielite em Santa Catarina é de 377.717 crianças a partir de 6 meses de idade até quatro anos 11 meses e 29 dias. Para a Campanha de seguimento contra o Sarampo a meta é vacinar 333.258 crianças a partir de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias. A meta mínima a ser alcançada em ambas as campanhas é 95% de cobertura vacinal.

A Poliomielite

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa causada pelo poliovírus, e atinge principalmente crianças. A contaminação ocorre por via fecal-oral, ou seja, pelo contato direto com as fezes ou secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas. A maior parte das infecções é assintomática. Quando ocorrem, os sinais são parecidos com os de outras doenças virais, como gripe, febre e dor de garganta, náusea, vômito, constipação, dor abdominal e, raramente, diarréia. Cerca de 1% dos infectados pode apresentar paralisia nos membros inferiores, cuja principal característica é a perda de força muscular e dos reflexos. A poliomielite pode ser evitada por meio da vacinação e de hábitos de higiene pessoal, que previnem também contra outros tipos de doenças transmitidas por contaminação fecal de água e alimentos.

Informações adicionais para a imprensa
Jornalista Lucas Maraschim Matias
Secretaria Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fones: (49) 9145-7142 e (49) 3644-3300

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support