Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. SDR Dionísio Cerqueira reúne...

SDR Dionísio Cerqueira reúne municípios e trabalha Campanha de Vacinação contra a Pólio

A Gerência de Saúde da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira reuniu os responsáveis pelas salas de vacina dos municípios de sua abrangência na segunda-feira, 20, para acompanhamento de uma Web Conferência relacionada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de seguimento contra o Sarampo. A iniciativa foi da Secretaria de Estado da Saúde (SES) antecipando as orientações da Campanha Nacional que será desenvolvida de 8 a 28 de novembro.

Eila Labres, gerente de Saúde da SDR, detalha que neste ano a campanha do Ministério da Saúde terá dois sábados como sendo Dia “D”, ou seja, em 8 e 22 de novembro. O Brasil realiza em 2014 o 35º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 25º ano sem a doença no país, estando livre do Poliovírus desde 1990.

Com relação à Campanha de seguimento contra o Sarampo, esta estratégia tem como objetivo resgatar menores de cinco anos ainda não vacinados e corrigir falha primária de vacinação contra sarampo e rubéola. As servidoras da gerência de Saúde da SDR Letícia Martinelli Becalli e Larissa Demarco acompanharam a Web Conferência e debateram com os municípios a importância de um trabalho integrado e focado. A população alvo para a companha contra a Poliomielite em Santa Catarina é de 377.717 crianças a partir de 6 meses de idade até quatro anos 11 meses e 29 dias. Para a Campanha de seguimento contra o Sarampo a meta é vacinar 333.258 crianças a partir de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias. A meta mínima a ser alcançada em ambas as campanhas é 95% de cobertura vacinal.

A Poliomielite

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa causada pelo poliovírus, e atinge principalmente crianças. A contaminação ocorre por via fecal-oral, ou seja, pelo contato direto com as fezes ou secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas. A maior parte das infecções é assintomática. Quando ocorrem, os sinais são parecidos com os de outras doenças virais, como gripe, febre e dor de garganta, náusea, vômito, constipação, dor abdominal e, raramente, diarréia. Cerca de 1% dos infectados pode apresentar paralisia nos membros inferiores, cuja principal característica é a perda de força muscular e dos reflexos. A poliomielite pode ser evitada por meio da vacinação e de hábitos de higiene pessoal, que previnem também contra outros tipos de doenças transmitidas por contaminação fecal de água e alimentos.

Informações adicionais para a imprensa
Jornalista Lucas Maraschim Matias
Secretaria Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fones: (49) 9145-7142 e (49) 3644-3300