Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. SDR Dionísio Cerqueira sedia...

SDR Dionísio Cerqueira sedia reunião para debater suposto caso de Ebola no Paraná

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira sediou na tarde desta sexta-feira, 10, uma reunião envolvendo órgãos de controle, de regulação e de saúde que atuam na Fronteira de Santa Catarina e do Paraná. O objetivo da agenda foi otimizar as informações dos profissionais e ampliar o debate relacionado ao morador de Guiné, na África, Sowleymane Bah, de 47 anos, suspeito de estar contaminado pelo Vírus Ebola. A suspeita de que Bah esteja contaminado pelo Ebola surgiu nesta quinta-feira, 9, no município de Cascavel (PR).

Eila Labres, gerente de Saúde da SDR, detalha que dados da Polícia Federal de Dionísio Cerqueira informam que Sowleymane Bah esteve no município no último dia 23 de setembro, pedindo refúgio no país. Ele entrou no Brasil pelo aeroporto internacional de São Paulo e fez a solicitação de refúgio, forma encontrada para garantir acesso a emprego em nosso país. “Temos que informar que este paciente suspeito, quando esteve em Dionísio Cerqueira, não apresentou qualquer sintoma do Ebola. É um caso não confirmado, motivo pelo qual tranquilizamos as pessoas que vivem na fronteira de Santa Catarina e do Paraná”, reforça Eila Labres.

A enfermeira da Regional de Saúde de São Miguel do Oeste, Dila Possati, disse que ninguém corre risco algum de contrair o Ebola na região. Ela esclarece que o Africano, quando esteve em Dionísio Cerqueira, estava sadio e ficou cerca de 24 horas na cidade, tempo necessário para dar entrada legal no Brasil. Ela disse que os setores de saúde da região estão preparados para diagnosticar qualquer caso suspeito que possa aparecer.

“Ninguém precisa ficar com medo ou pânico. É uma situação não confirmada e que já está sob controle no Rio de Janeiro, graças a uma ação conjunta e rápida”, reforça Dila Possati. O surto de Ebola, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) já teve mais de 8 mil casos confirmados na África Ocidental nos países de Guiné, Libéria, Serra Leoa, entre outros. Destes, mais de 3.800 pessoas acabaram falecendo em função da doença. Participaram do encontro, a Secretária de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni; a gerente de saúde, Eila Labres; a enfermeira da Regional de Saúde de São Miguel do Oeste, Dila Possati; o diretor da Vigilância da 8ª Regional de Saúde do Paraná, Benvenuto Juliano Gazzi; o secretário de saúde de Dionísio Cerqueira, João Stahl; o secretário de saúde de Barracão, Valdinei Battisti; o Delegado da Polícia Federal de Dionísio Cerqueira, Márcio Anater; a responsável pela Anvisa em Dionísio Cerqueira, enfermeira Rosane Rejes; enfermeiras; farmacêuticas e outras profissionais da área.

Informações adicionais para a imprensa
Jornalista Lucas Maraschim Matias
Secretaria Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fones: (49) 9145-7142 e (49) 3644-3300