Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Profissionais da saúde ampliam...

Profissionais da saúde ampliam informações sobre o vírus Ebola na sede da SDR

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira realizou na manhã desta quarta-feira, 10, uma reunião de trabalho envolvendo os setores de vigilância epidemiológica dos municípios de Anchieta, Princesa, Palma Sola, Guarujá do Sul, Dionísio Cerqueira e São José do Cedro. Também participaram do trabalho representantes da Polícia Federal, do Corpo de Bombeiros, enfermeiros e técnicos da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). O tema central do trabalho foi o repasse ampliado de informações relacionadas ao vírus Ebola.

Conforme Eila Labres, gerente de Saúde da SDR, a região da Fronteira deve estar atenta ao Ebola, especialmente os profissionais que atuam na saúde dos municípios. Eila destaca que o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde de Santa Catarina tem ampliado cada vez mais o repasse de orientações, haja vista que o Brasil recebe diariamente milhares de imigrantes oriundos do continente Africano. “Nós somos uma região de Fronteira, e a preocupação aumenta em função da grande entrada de estrangeiros, via Dionísio Cerqueira”, informa a gerente. A enfermeira da Gerência de Saúde, Larissa Demarco, e a farmacêutica da SDR, Letícia Martinelli Becalli, ministraram as explanações e sanaram as dúvidas dos profissionais dos municípios.

O vírus Ebola foi identificado pela primeira vez na República Democrática do Congo. Esse vírus foi transmitido para seres humanos que tiveram contato com sangue, órgãos ou fluidos corporais de animais infectados, como chimpanzés, gorilas, morcegos-gigantes, antílopes e porcos espinhos. É uma doença grave com alta letalidade (podendo chegar a 90%) em seres humanos e primatas.

Atualmente, a OMS tem chamado a atenção para a persistência de um surto de Doença pelo vírus Ebola em países da região ocidental da África que acomete a Libéria, Guiné e Serra Leoa, sendo considerado o mais extenso e duradouro surto por Ebola já identificado no mundo, com letalidade de 68%. A transmissão entre humanos só se inicia após o aparecimento dos sintomas e se dá por meio do contato direto com sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes. O Ebola não é uma doença de transmissão respiratória e os sintomas geralmente aparecem a partir de 8 a 10 dias após contaminação.

Informações adicionais para a imprensa
Jornalista Lucas Maraschim Matias
Secretaria Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fones: (49) 9145-7142 e (49) 3644-3300