Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escola de Palma Sola...

Escola de Palma Sola representa SC nos Jogos Escolares da Juventude

Chegou a hora da maior competição estudantil do país. A partir desta terça-feira, 2, começa para a delegação catarinense a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, para jovens de 12 a 14 anos, que neste ano terá número recorde de participantes. Cerca de 4 mil atletas vão competir em Londrina (PR), entre os dias 4 e 13 de setembro. A abertura do evento, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), será quinta-feira, 4, às 20h.

Santa Catarina participa com 192 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes, e novamente figura entre os favoritos, ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro. A primeira parte do grupo catarinense (95 atletas das modalidades individuais, técnicos e dirigentes) embarca nesta terça-feira para o Norte do Paraná. O restante da delegação (97 pessoas), das modalidades coletivas, chegará a Londrina na próxima segunda-feira, dia 8.

Os números desta edição são superlativos. Aproximadamente 4.660 pessoas estão envolvidas com o evento, entre atletas, técnicos e dirigentes dos 26 Estados brasileiros, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade-sede, Londrina. O recorde anterior foi da etapa realizada em Natal (RN), em 2013, com 4.587 participantes, sendo 3.910 atletas. Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. É tido como referência internacional e, consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de 2 milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes. A delegação catarinense foi formada na etapa estadual dos Jesc 12-14 anos, em julho, na cidade de São José. 

“Nosso objetivo com os Jogos Escolares da Juventude é contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte e estamos muito satisfeitos com os resultados que estamos alcançando. A cada ano conseguimos atrair mais participantes e estabelecer novos padrões na organização. Nosso grande desejo é ver dentro do ambiente escolar e acadêmico a formação de base que já está revelando representantes em nível internacional”, disse Edgar Hubner, Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro.

Em Londrina, serão disputadas 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Além das competições, os jovens atletas terão à disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.

A segunda etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, para estudantes de 15 a 17 anos, acontece em João Pessoa, de 6 a 15 de novembro. A delegação catarinense foi formada na semana passada, nos Jesc 15-17 anos, em Blumenau.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de Londrina e patrocínio master da Coca-Cola. A Fesporte é responsável por toda a logística de transporte da delegação catarinense.

Informações para a imprensa:
Rodrigo Braga
Assessoria Comunicação Fesporte
Fone: (48) 8802-7742
E-mail: braga@fesporte.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support