Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Secretaria Regional desenvolve projeto...

Secretaria Regional desenvolve projeto voltado ao combate do Mosquito transmissor da Dengue

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, por meio da Gerência de Saúde, está desenvolvendo um projeto de orientação e ação/combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite a Dengue. O trabalho prevê ações diretamente nos municípios de Anchieta, Princesa, Palma Sola, Guarujá do Sul, São José do Cedro e Dionísio Cerqueira, em parceria com as secretarias municipais de saúde e os agentes da Dengue.

 

<<<Acesse a galeria de fotos

Eila Labres, gerente de Saúde, explica que o setor está desenvolvendo um projeto que será apresentado em breve para os gestores de saúde, que prevê ações fortes no combate ao mosquito para diminuir a incidência de focos do Aedes Aegypti. De acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica – Programa de Controle da Dengue -, de 15 de julho, o município da Regional de Dionísio Cerqueira que mais apresenta focos é Guarujá do Sul, com um total de 28. São José do Cedro teve, neste ano, 7 focos e Dionísio Cerqueira apresentou 5 focos. “Este nosso projeto terá como objetivo principal a prevenção evitando que a Dengue se transforme numa epidemia em nossa região”, disse Eila.

De acordo com o bioquímico da SDR Dionísio Cerqueira, Gustavo Scherer a maioria dos focos encontrados em nossa região foram verificados em armadilhas confeccionadas pelos agentes da Dengue dos municípios. O profissional alerta que os principais depósitos são pneus, latas, lajes, calhas, plantas, como as bromélias e locais ocos de árvores. “De nada adianta as administrações municipais realizarem vigilâncias constantes e fortes se a população não ajuda, não faz a sua parte, limpando a cidade. O lixo é um grande vilão. A Dengue se combate no dia-a-dia”, reforça Gustavo.

A Dengue é verificada com maior incidência na faixa etária de 20 a 59 anos. Em Santa Catarina foram 422 casos suspeitos identificados. Destes, apenas 48 foram confirmados como Dengue e 360 foram descartados. O restante está em análise. O número de focos em todo o Estado chega a 2.172 em 2014. No Oeste, São Miguel do Oeste lidera o número de focos com 441 identificados pelos profissionais de saúde.

Informações adicionais para a imprensa
Jornalista Lucas Maraschim Matias
Secretaria Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fones: (49) 9145-7142 e (49) 3644-3300