Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Agentes de Controle de...

Agentes de Controle de Endemias do Sul recebem capacitação contra a dengue

Com objetivo de atuar no controle e prevenção da dengue no sul catarinense, 30 agentes de Controle de Endemias dos municípios compreendidos pelas Gerências Regionais de Saúde de Criciúma e Araranguá estão recebendo nesta semana, uma capacitação da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

 

De acordo com a bióloga da SES, Sabrina Fernandes Cardoso, todo município possui um Programa de Controle da Dengue estruturado, com armadilhas e pontos estratégicos. “Todo ano a obrigação do Governo do Estado é capacitar os agentes que trabalham nestes programas. E falamos não só em dengue, mas do chikungunya, da zyca, e até mesmo da febre amarela, que também é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti”, explica.

Nesta capacitação, os profissionais aprendem desde o que são essas doenças, até orientações para dar a população quanto à prevenção. “Com o verão que está por vir, o problema da dengue está cada vez mais presente. Sabemos de outras regiões do Estado que atualmente já registraram muitos casos da doença, e não queremos essa realidade para o Sul. Por isso é de extrema importância que tenhamos profissionais capacitados”, completa a gerente Regional de Saúde de Criciúma, Lisiane Tuon.

Depois disso, os agentes vão poder procurar as larvas e mosquitos. “Uma vez na semana vão onde tem armadilhas; quinzenalmente visitam os pontos estratégicos; fazem investigação de denúncia; e pesquisa vetorial especial, que é uma atividade realizada quando existe alguma pessoa com suspeita de dengue”, completa a bióloga. 

{article Paula Darós Darolt – SDR Criciúma}{text}{/article}