Saúde e Mobilidade Urbana pautam 3º encontro do Ciclo de Palestras em Criciúma
Os desafios e os resultados da saúde em Santa Catarina foram tema do terceiro encontro do Ciclo de Palestras de Assuntos Estratégicos em Criciúma. O evento ocorreu nessa segunda-feira, 24, na Associação Empresarial de Criciúma. Ministrado pelo Superintendente de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde, Leandro Adriano de Barros apresentou um panorama da saúde no Estado. “Estamos mostrando as novas ações de Governo e um novo modelo de gestão. O processo de saúde começa nos municípios, pretendemos levantar o maior número de informações para realizar um melhor aproveitamento de nossos hospitais”, explica.
Leandro apresentou os dados que apontam Santa Catarina com as menores taxas de mortalidade infantil e maior longevidade no Brasil. Sobre investimentos na saúde, Santa Catarina possui 11.739 leitos do SUS e 1.202 leitos em construção através de obras do Pacto por Santa Catarina. De acordo com o superintendente, depois de entregues, o Estado terá leitos suficientes para atender a população que utiliza o Sistema único de Saúde. “Hoje o grande desafio do Governo do Estado é terminar as obras do Pacto por Santa Catarina. Dentro deste programa, temos diversos hospitais sendo ampliados, o que irá garantir leitos no SUS suficientes para a população catarinense”, conclui.
No segundo momento da noite, o secretário executivo de Mobilidade Urbana, Cássio Taniguchi, ministrou sobre regiões metropolitanas e o desenvolvimento regional. Ex-prefeito de Curitiba, Taniguchi apresentou o case da cidade que é sucesso até hoje pelo planejamento urbano e de mobilidade. “Nós criamos um plano diretor pensando no futuro, para onde a cidade tem que crescer? Antes de se criar uma região metropolitana, precisa-se pensar muito e analisar se vale a pena”, lembra.
Na oportunidade, o secretário apresentou diversos modelos de reurbanização e revitalização de ruas em Florianópolis, valorizando o pedestre, o ciclista, sem esquecer-se dos automóveis. “Nós precisamos mudar o critério. As regiões precisam ser diversificadas com vários setores para incentivar o movimento das pessoas, induzir a circular. Bons restaurantes, bares, comércio e serviços”, complementa.
O quarto encontro do Ciclo de Palestras acontece na próxima segunda-feira, 31, às 19hs, na ACIC, com os temas Energia e Educação.
{article Paula Darós Darolt – SDR Criciúma}{text}{/article}