Construção do Centro de Inovação é discutido em Criciúma
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, esteve em Criciúma nesta quinta-feira, 7, e participou de reunião na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), para discutir a construção do Centro de Inovação, que será instalado nas dependências do Iparque – Parque Científico e Tecnológico, da Universidade. O encontro contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Criciúma, João Fabris; do reitor da Unesc, Gildo Volpato; e de uma comitiva de parlamentares.
“Esta será uma importante obra para a região e estamos tratando as últimas barreiras burocráticas para que seja iniciada o mais breve possível”, declarou o secretário Chiodini. O Centro de Inovação é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com as prefeituras e universidades e tem o objetivo de fomentar a inovação e o empreendedorismo. São 13 unidades sendo construídas em Lages, Chapecó, Joaçaba, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Tubarão. Além destas cidades, receberão o projeto Florianópolis, Blumenau, Joinville, Brusque, Rio do Sul e Itajaí.
Para o reitor da universidade, a instalação do Centro de Inovação vai consolidar a região como um pólo tecnológico e fomentar economicamente toda a localidade. “A Unesc está muito interessada neste projeto. Nosso entrave está no Ministério Público em relação à doação do terreno. Vamos agilizar o mais rápido possível este problema e começarmos a construção deste projeto que é tão importante para nós”, assegura Volpato.
Após a reunião a comitiva foi conhecer o terreno que será destinado para construção do Centro de Inovação, o local fica dentro do Iparq da Unesc e já engloba incubadoras de pesquisa. O projeto dos Centros de Inovação é realizado em parceria com prefeituras e instituições de ensino. O valor da obra na região foi orçado, inicialmente, em R$ 7,6 milhões para o prédio de 3.800 metros quadrados. Os Centros de Inovação são as primeiras obras públicas em Santa Catarina projetadas em Building Information Modeling (BIM), modelo no qual é possível criar a documentação e as informações digitais coordenadas do empreendimento, acelerando a finalização de modo seguro, mais econômico e com impacto ambiental reduzido.
Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma
Paula Darós Darolt
Francine Ferreira
(48) 3403-1018 | (48) 9909-4482