Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Professores da rede estadual...

Professores da rede estadual debatem as dificuldades de aprendizagem dos estudantes da região

seminario penoa 20141114 1048063373

“Ensinar para aluno bom é fácil, difícil é transmitir conhecimento para aqueles que apresentam dificuldades na aprendizagem”. Assim definiu o gerente regional de educação, Luiz Rodolfo Michels. Diretores, coordenadores pedagógicos, integradores de educação e professores de português e matemática estiveram reunidos na tarde dessa sexta-feira, 14, na Secretária Regional de Criciúma. Os educadores participaram do 1º Seminário Regional do Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem – Penoa.

O Penoa atende hoje 46 escolas da região carbonífera. Em dois anos de projeto já foram beneficiados cerca de três mil estudantes. “O projeto é feito no horário contrário ao ensino regular do aluno. O foco são os estudantes que reprovaram nas disciplinas de português e/ou matemática”, explica a integradora do ensino fundamental da Gerência Regional de Educação, professora Eva Regina Miranda. “O encontro desta tarde discute as alternativas encontradas por cada educador para transmitir conhecimento, já que o nosso objetivo com o projeto é encontrar uma forma de ensino, diferente do regular, em que o estudante aprenda com maior facilidade”, completa Eva.

Os professores do Penoa buscam maneiras de ensino diferenciadas. “Se o aluno reprovou é porque, ao menos na maioria das vezes, ele apresenta alguma dificuldade na aprendizagem. É preciso então ser criativo para encontrar uma maneira para que o determinado estudante aprenda com mais facilidade”, destaca supervisora de educação básica e profissional da Gerência Regional de Educação, professora Carla Michels Nuernberg. “Os professores estão apresentando algumas formas de como o conteúdo foi trabalhado dentro da sala de aula. Essa troca de experiências permite aprimorar ainda mais o Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem”, completa.

Os educadores costumam misturar o ensino com o lúdico e com brincadeiras. “É uma forma de tornar o processo mais atrativo e interessante”, explica a professora Eva, integradora do ensino fundamental da Gerência Regional de Educação.

Na Escola de Ensino Fundamental Professor Pedro da Ré, de Criciúma, na disciplina de português, uma das atividades chama “Uma história interessante”. Com a ajuda de gravuras recortadas de revistas o aluno teve que criar uma história e apresentar aos colegas. “A atividade estimulou a criatividade, a leitura, a procura, a pesquisa e a oralidade, além da interpretação”, comenta a professora Tânia Morena. Já em matemática as operações básicas, por exemplo, foram ensinadas com a ajuda de jogos de tabuleiro. “O aluno fica mais motivado a resolver os problemas apresentados”, complementa a professora.

Ao longo da tarde a criatividade era a palavra de ordem, com base nos resultados do Penoa, o programa segue no próximo ano. “É incontestável. O Penoa trouxe benefícios aos nossos estudantes, aos poucos vamos expandir esse projeto para mais as escolas da nossa Regional”, finaliza o gerente de educação, Michels. 

{article Ioton Anselmo Pereira Neto – SDR Criciúma}{text}{/article}