Oficina estimula hábitos saudáveis na alimentação na SDR de Criciúma
Uma oficina para estimular hábitos saudáveis de alimentação será realizada em Criciúma na próxima terça-feira, 22, no auditório da SDR. O evento será destinado a prefeitos, secretários regionais, municipais, conselheiros municipais de segurança alimentar e nutricional, gerentes de Assistência Social das Secretarias de Desenvolvimento Regionais (SDR´s) e envolvidos com a segurança alimentar e nutricional. Será destinado aos municípios do Sul e extremo Sul do Estado.
A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/SC), em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina (Consea/SC), vai realizar oficinas regionais com o objetivo de apresentar e estimular a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), em todos os municípios do Estado.
Para o secretário regional, João Rosa Filho Fabris, o apoio dos municípios no projeto é fundamental. Ele salienta que a alimentação faz parte dos direitos básicos garantidos ao cidadão. “Contribuir com uma boa alimentação para quem está em vulnerabilidade social é, além de um gesto humanitário, uma obrigação de todos nós, gestores públicos”, ressalta.
Já o secretário executivo de Políticas Sociais de Combate à Fome da SST e secretário executivo da Caisan, Rodrigo Mello, é importante a adesão e o fortalecimento deste sistema no Estado. Assim todos terão direito a uma alimentação adequada. “O principal objetivo é que os municípios se estruturem para a adesão ao sistema e a elaboração dos planos municipais de segurança alimentar, o que tornará mais eficiente as estratégias públicas para respeitar e promover o direito humano à alimentação adequada”, explica.
Os interessados podem se inscrever no site da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). http://www.sst.sc.gov.br/
Programação
8h30 às 9h – Credenciamento
9h às 9h30 – Abertura e apresentação dos objetivos, representantes e palestrantes
9h30 às 10h30 – SISAN e seus componentes
10h30 às 11h – Adesão municipal ao SISAN
11h às 12h – Dialogando com os participantes sobre o exposto
12h às 13h30 – Almoço
13h30 às 14h – Proposta metodológica usada no Plano de SAN de Santa Catarina
14h às 16h – Apresentação dialogada do Plano de SAN de Santa Catarina
16h às 16h30 – Consulta pública do Plano de SAN de Santa Catarina
16h30 às 17h – Avaliação e encerramento da oficina
17h às 18h – Encerramento com coffee break
{article Ioton Anselmo Pereira Neto – SDR Criciúma}{text}{/article}