Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Encontro determina diretrizes para...

Encontro determina diretrizes para acabar com focos de dengue na região

A dengue é uma doença que não tem cura e o tratamento é simples e eficaz. Entretanto a prevenção é ainda é a melhor solução para o problema. Esse pensamento foi fundamental para o direcionamento da reunião que ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional-Criciúma (SDR). Participaram os supervisores de campo da Amrec/Amesc, agentes de endemias das Vigilâncias Epidemiológicas Municipais e os fiscais das Vigilâncias Sanitárias Municipais da região. Tal medida foi essencial para que os profissionais e população se conscientize sobre a  lei 15.243 publicada em 2010 que passa a obrigar os estabelecimentos adotarem medidas para evitar a existência de criadores para o aedes aegypti.

Grande parte dos estados brasileiros sofrem para tratar os casos de dengue, os quais são de difícil controle depois de instalados. A principal causa de disseminação do mosquito é a água parada, geralmente em locais úmidos como ferro-velho, empresas de transporte de cargas, lojas de materiais de construção, borracharias entre outros.

Na oportunidade foram apresentados dados recentes sobre a Dengue no Brasil e no estado de Santa Catarina, onde está previsto a realização de fiscalização conjunta entre os profissionais.

“Só na região de Criciúma, Içara e Araranguá existem mais de 500 pontos localizados. Ou seja, locais específicos onde o mosquito pode se reproduzir como postos de gasolina, ferro velho e outros onde há vestígio de água parada”, explica o biólogo da Secretaria da Saúde, Tiago Moreti

“É necessário a conscientização de todos para impedir que esse problema se instale em Santa Catarina, mantendo os pátios das residências limpos, caixas d’águas cobertas, evitando o acúmulo de água parada. Com a participação de todos poderemos evitar a dengue e manter a saúde da população”, salienta o fiscal da vigilância sanitária da Secretaria de Saúde, Fabrício Possamai.

Informações adicionais podem ser obtidas com os técnicos Tiago Moreti (Controle da Dengue – 21ª. GERSA) e Fabricio P. Possamai (Vig. Sanitária – 21ª. GERSA), pelo telefone (48) 3461-2100.

Mais informações
Ioton Anselmo Pereira Neto
Assessor de Imprensa
SDR de Criciúma
Fone: (48) 9127-6838
E-mail: imprensa@cua.sdr.sc.gov.br