Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Eleição para novos diretores...

Eleição para novos diretores será na quinta-feira, 26

Eleição para Plano de Gestão será na quinta-feira, 26, professores, alunos e servidores irão às urnas, na próxima quinta-feira, 26, para escolher o Plano de Gestão Escolar, das escolas de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Concórdia. O autor do Plano mais votado será o diretor durante os próximos quatro anos.

 

Das 18 unidades educacionais, 15 apresentaram um plano de gestão cada, uma apresentou três planos ( Centro de Educação de Jovens e Adultos) e duas Escolas ( Escola de Educação Básica Dogelo Goss e E.E.B José Pierezan) não tiveram Plano de Gestão Escolar. O voto para as escolas que tem um concorrente é pelo sim ou não, sendo necessários 50% mais um para se eleger. As urnas estarão abertas das 8h às 21h.

A gerente de Educação, Gislaine Winter, explica que as escolas que não tiveram candidatos, terão nova eleição em 2016. “Até lá a atual direção, se aceitar, permanece na função até as novas eleições, que serão realizadas no primeiro semestre do ano que vem”, confirma. Ela lembra também que o processo democrático valoriza a participação da comunidade escolar.

Para o secretário de Desenvolvimento Regional, Fábio Ferri, as eleições para Planos de gestão Escolares da rede estadual é um dos momentos mais importantes da educação catarinense. “Essa é mais uma ação que une governo e sociedade para melhorar a qualidade da educação pública. Afinal, a participação de todos é fundamental para ajudar a construir um futuro melhor”, avalia.

Projetos

Para participar da seleção, os profissionais da educação que atuam nas escolas e interessados em ser diretor tiveram um ano de trabalho intenso na área de gestão. O primeiro passo foi fazer um curso de Gestão Escolar e, posteriormente, elaborar o seu próprio Plano, com as ações e os trabalhos propostos para os próximos 4 anos na unidade escolar.

Os projetos inscritos passaram pela análise da comissão regional, que observou, principalmente, se o plano atende aos requisitos obrigatórios expostos em decreto. Na sequência, os planos foram avaliados pelo grupo de consultores selecionados pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) para receber sugestões e recomendações de aprimoramento, caso necessário. A partir daí iniciou-se o processo de defesa pública direcionando, assim, a última e decisiva etapa: a votação nos dias 26 ou 27 de novembro, dependendo da definição da escola.

O autor do Plano de Gestão escolhido assume a direção da escola no dia 4 de janeiro de 2016.