Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Mais de 160 pessoas...

Mais de 160 pessoas participam de seminário sobre violência sexual em Concórdia

O Seminário Macrorregional Meio Oeste Catarinense de Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual – Estruturando a Rede, que acontece nesta terça e quarta-feira, 15 e 16, no auditório do Hospital São Francisco, teve a participação de mais de 160 inscritos. O evento é realizado pela gerência de Saúde (Gered) da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Concórdia, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.

Com o objetivo de instrumentalizar os profissionais das quatro áreas (saúde, educação, assistência social e trabalho e segurança pública) no atendimento às violências, o seminário oferece palestras com profissionais ligados à cada área de atuação, além de uma mesa redonda para debates. Nesta terça-feira, a primeira palestra “Lei Maria da Penha: na prática, a teoria é diferente”, foi ministrada pelo delegado de polícia Denis S. Rodrigues Alves. Logo depois, às 10h30, foi a vez do médico infectologista Eduardo de Oliveira falar sobre “Abordagem na Vigilância Sexual Aguda e Crônica – até 72 horas”.

No discurso de abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Regional, Fábio Ferri, lembrou da época em que estudou Direito e destacou o Código Hamurabi como uma forma de punição aos que praticam a violência sexual. “Este é o crime mais bárbaro que existe. O Código de Hamurabi é uma compilação de 282 leis, baseado nas Leis de Talião (“Olho por olho, dente por dente”) acredito que alguns crimes, como a violência sexual deveriam ser punidos de forma proporcional ao crime que cometeram”, classifica.

Ferri destaca ainda o disque denúncia e faz um pedido. “Precisamos denunciar quando vemos ou sabemos de situações alarmantes. A nossa primeira ferramenta é o disque denuncia. Liguem, falem, dêem poder às nossas autoridades para ajudar essas crianças que sofrem a violência psicológica e física. Não podemos ficar calados. Falar é o nosso dever”, conclui.

Programação

15/09

14h – Palestra – Pessoas em situação de Violência Sexual: Protocolos e Normativas – Enfermeira Carmem Reginato Delziovo.

15h15 – Palestra – “Notificação/Investigação vigilância em Saúde: informação para a ação” – Gerente de vigilância de Agravos Infecciosos, Gladis Helena da Silva.

16/09

8h30 – Mesa redonda sobre o tema “identificando e atendendo vítimas de violência sexual”.

{article Dalva Paznoncelli Pichetti – SDR Concórdia}{text}{/article}