Escolas de Concórdia vão participar do curso de empreendedorismo
A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Concórdia aderiu à proposta da implantação do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp) realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O curso terá a participação do 6º ao 9º anos da Escola Estadual Básica Walter Fontana e E.E.B Deodoro. A implantação do Jepp acontece na próxima terça-feira, 9, às 7h45min, na Walter Fontana.
A metodologia do curso se baseia em novos paradigmas, de forma a pensar o empreendedorismo em um sentido amplo, sistemático e sustentável. Segundo a integradora de ensino especial Eliane Sunti, a educação empreendedora tem como estratégia os municípios e suas escolas, pois são os que mais necessitam de conteúdos de empreendedorismo. “Este curso não é de fala, é palpável. Depois da formação, poderá ser implantado para que tenhamos novos empreendedores”, destaca.
Para o secretário de Desenvolvimento Regional, Fábio Ferri, toda a ação empreendedora requer planejamento e a parceria com o Sebrae possibilita despertar o espírito empreendedor nas crianças e adolescentes, além de proporcionar protagonismo juvenil, estimulando a cultura da inovação, a ética e a cidadania. “Esta é uma ocasião para que crianças e jovens vislumbrem uma oportunidade de negocio”, reafirma.
A proposta do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos contribui também para o desenvolvimento da localidade e promove uma mudança cultural em relação ao empreendedorismo no Brasil junto às futuras gerações. A proposta é levar o aluno a desenvolver competências relacionadas aos temas cultura de cooperação, cultura de inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.
A integradora Eliane Sunti lembra que os assuntos do curso mudam conforme o ano. O 6º ano vai trabalhar com o tema “Eco papelaria”, o 7º ano com “Artesanato sustentável”, o 8º ano com “Empreendedorismo social” e o 9º ano com “Novas ideias, grandes negócios”.
{article Dalva Paznoncelli Pichetti – SDR Concórdia}{text}{/article}