Defesa Civil mantém alerta com as chuvas que atingem o Estado
O levantamento da Defesa Civil de Santa Catarina divulgado às 19h, de quinta-feira, 26, indica que as cidades de Tangará, Herval do Oeste, Ouro, Capinzal, Joaçaba, Ibiam e Jaborá são as mais afetadas pela chuva que atinge o Estado há 72 horas. O secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, embarca na noite desta quinta-feira para Chapecó para percorrer a região.
O gerente de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, Frederico Rudorff, informou que os níveis dos rios da bacia do Rio do Peixe, na região do Joaçaba preocupam. O Rio Uruguai também oferece risco de inundação nas áreas ribeirinhas. “A partir desta sexta-feira, a previsão é de chuva intensa. Os municípios devem ficar em alerta, já que existe risco de deslizamento e inundações em algumas áreas do Oeste, Meio-Oeste (Vale do Rio do Peixe) e Planalto Sul”, disse Rudorff.
Em Itapiranga, no Extremo Oeste, o nível do rio está com 11,20 metros acima do normal, que é de cerca de 2 metros. A zona rural está sendo afetada e há registro de alagamentos nas áreas urbanas. Uma das áreas atingidas foi a SC-283, entre Seara e Arvoredo.
Previsão
A partir de sexta-feira, 27, um ciclone extratropical também deve influenciar no tempo e causar ventos fortes. Entre sexta-feira e sábado a chuva forte atinge também o Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Um ciclone extratropical, ainda em formação, também vai influenciar no tempo em todo o Estado a partir desta sexta-feira, há previsão de ventos de 70 a 100km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral.
Para sábado, 28, os números apontam volumes significativos, principalmente, nas áreas próximas ao RS, com acumulados entre 150mm e 240mm. No Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí, os volumes devem ficar entre 90mm e 150mm, com melhora do tempo no decorrer do dia.
Em relação ao Planalto Norte, castigado com as chuvas fortes registradas no início do mês de junho, a previsão é que o acumulado desse período chegue aos 140 milímetros. De acordo com o gerente de Monitoramento, o acompanhamento do cenário é constante. “Estamos atentos e todos os municípios do Estado serão informados da previsão, para que fiquem em alerta”.
Os indicativos são revisados de forma frequente. O recomendado é que as atualizações sejam acompanhadas pelo site da Defesa Civil.
Ventos
A partir de sexta-feira, há previsão de ventos intensos e persistentes de quadrantes sul e sudeste, entre 80km/h e 120km/h, podendo até superar estes valores. O mar deve ficar muito agitado, com ondas de sudeste e picos de 4 metros a 6 metros, mais altos no sábado e no domingo ao sul da região do Baixo Vale do Itajaí. Neste período, há previsão de ressaca no Litoral catarinense. A combinação de ondas altas, ventos fortes e maré de sizígia deve agravar o risco de inundações e alagamentos nas áreas litorâneas devido às chuvas intensas que estão previstas.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.
Informações adicionais:
Paulo Cesar Santos
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fone: (48) 3664-7009 e (48) 9159-0445
E-mail: defesacivilsc@gmail.com