Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escola indígena de Chapecó...

Escola indígena de Chapecó cria turma de Protetores Ambientais

escola indigena de chapeco cria turma de protetores ambientais 20160831 1596965307

A ideia é pioneira em Santa Catarina. Pela primeira vez, uma comunidade indígena está capacitada para proteger e defender o meio ambiente. A Escola Indígena de Ensino Fundamental Fennó, localizada no Toldo Chimbangue, em Chapecó, criou o Programa de Protetor Ambiental.

 

O projeto tem como objetivo proporcionar condições de aprendizado aos alunos protetores ambientais, por meio de atividades teóricas e práticas voltadas a preservação do meio ambiente e integração social. Esta turma é a primeira com adolescentes pertences à comunidade indígena, portanto, é pioneira no Estado.

São 20 estudantes que concluíram o curso, iniciado dia 8 de setembro de 2015. Foram 25 encontros onde foram abordados temas importantes como o funcionamento da Polícia Militar e Policia Ambiental, fauna, ecologia, flora, água, resíduos, poluição e recuperação de áreas degradadas.

As aulas do protetor ambiental foram realizadas uma vez por semana, na EIEF Fennó, Aldeia Toldo Chimbangue. As  atividades aliaram teoria e prática com saídas de campo para o município de Itá, Centro de Treinamento da Epagri, Chapecó, e no 2º BPMA, Chapecó, instigando a curiosidade dos estudantes, contribuindo para despertar o senso crítico e mudanças de atitude em relações às questões ambientais. 

Informações adicionais para a imprensa:
Paulo Munauar
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
E-mail: imprensa@cco.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 2049-7427 / 98835-0089
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco