Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Desenvolvimento Regional foi o...

Desenvolvimento Regional foi o tema do Encontro Estadual da Faixa de Fronteira de SC

desenvolvimento regional foi o tema do encontro estadual da faixa de fronteira de sc 20151204 1152934098

A construção de uma política pública de desenvolvimento regional em Santa Catarina foi o tema de destaque no encontro de trabalho e de encerramento das atividades de 2015 do Núcleo Estadual de Integração e Desenvolvimento da Região da Faixa de Fronteira de Santa Catarina (NFSC). O evento, realizado nessa semana, em Chapecó, foi organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento com apoio do Sebrae/SC.

 

A reunião contou com a participação de representantes de órgãos da administração estadual, dos poderes públicos municipal e federal, de entidades representativas do setor privado, de instituições de ensino e pesquisa e da sociedade civil organizada que participaram do processo de elaboração e implementação do Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira de Santa Catarina (PDIF/SC).

O secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, abordou o tema “Uma nova política pública de desenvolvimento regional de SC”. Durante explanação, aprofundou assuntos como o alto grau de desenvolvimento de SC no cenário internacional, detalhando aspectos como o índice de vulnerabilidade social, índice de desenvolvimento humano, índice municipal de longevidade, taxa de crescimento médio de emprego, entre outros.

O secretário em exercício de Estado da Agricultura e Pesca, Airton Spies, falou sobre a “Excelência sanitária: patrimônio e diferencial competitivo da agropecuária catarinense”. Iniciou apresentando um panorama do Estado que, atualmente é a sexta maior economia do país, conta com 95 mil quilômetros quadrados (1.13% do território brasileiro) e população de 6,5 milhões de habitantes.  

desenvolvimento regional foi o tema do encontro estadual da faixa de fronteira de sc 20151204 1432295437A pauta também incluiu avaliação das oito câmaras temáticas instaladas no Estado para realizar estudos e elaborar projetos para a região fronteiriça que abrange 82 municípios e uma população de aproximadamente 900 mil habitantes. O foco das câmaras corresponde às prioridades definidas no PDIF/SC: Desenvolvimento Social, Saúde, Infraestrutura e Logística, Agricultura, Pecuária e Pesca, Controle e Segurança, Educação, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cultura e Esporte.

O secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Américo do Nascimento Junior, destacou a importância da organização dos municípios da faixa de fronteira para o desenvolvimento da região. Citou como exemplo o fato do Estado do Mato Grosso estar presente no encontro de Chapecó, para buscar subsídios e experiências e comentou também a citação do representando do Ministério da Integração que elogiou o trabalho de SC, dizendo que é o Estado mais organizado do Brasil, na região de fronteira.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, ressaltou que o encontro foi fundamental para o exercício de fortalecimento e empoderamento das ações desenvolvidas pelas câmaras temáticas, bem como para a clareza dos propósitos do território em relação aos Governos.

O evento também contou com a participação de representante do Ministério da Integração Nacional Alexandre Peixoto (coordenador de programas macrorregionais), do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional do Estado do Mato Grosso, Luciano Vacari, do presidente da Cidasc e vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri, do vice-prefeito municipal de Chapecó, Luciano Buligon,

NÚCLEO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO LEITE 

Entre os projetos de destaque conquistados pelo Núcleo Estadual de Integração e Desenvolvimento da Região da Faixa de Fronteira de Santa Catarina (NFSC) está a criação do “Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite”. O projeto faz parte de uma política de integração fronteiriça e foi elaborado por membros da Udesc, Epagri, Cidasc, Sebrae/SC, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e Cooperativa Central Aurora Alimentos.

A iniciativa tem por objetivo melhorar a qualidade do processo de produção leiteira em Santa Catarina e foi aprovada pelo Ministério da Integração Nacional que destinará R$ 15 milhões em recursos para as ações do projeto.

NÚCLEO FAIXA DE FRONTEIRA E PEDIF

O Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina foi instalado em agosto de 2012 com o objetivo de coordenar ações e propor medidas que visem ao desenvolvimento de iniciativas e a implementação de políticas públicas para a região fronteiriça. É coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento.

O Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço de Santa Catarina foi elaborado por cerca de 300 representantes de 60 instituições dos setores público e privado, instituições de ensino superior e pesquisa e entidades representativas da sociedade civil organizada sob a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento, com apoio do Sebrae, em 2012.

{article Paulo Munauar – SDR Chapecó – Assinatura}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support