Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Chapecó vai receber o...

Chapecó vai receber o radar meteorológico do Oeste

chapeco vai receber o radar meteorologico do oeste 20151113 1753729167

Após estudo de localização feito por técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina, Cemaden e Simepar, o local onde será instalado o novo radar meteorológico do Estado foi definido. Segundo o Gerente de monitoramento e alerta, Frederico Rudorff, o terreno encontrado com as melhores condições de acesso, energia entre outras características, fica no Morro da Antena, em Chapecó. “Alguns pontos nas cidades de Xavantina, Vargeão e Chapecó foram analisados antes da definição,” disse.

A área escolhida foi a que não possuía nenhum ponto de bloqueio para o sinal do radar meteorológico, conforme exigem as especificações deste tio de equipamento para operar com eficiência.

Agora, o processo se encontra em duas fases distintas, uma tratando da desapropriação do terreno, e também a fase de montagem do edital de licitação para a aquisição do radar meteorológico do Oeste. O radar, que será instalado no Oeste do Estado, servirá para suprir as necessidades metrológicas de Santa Catarina, tendo mais uma ferramenta à disposição, e também será utilizado pelo Paraná.

Para o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus a notícia demonstra a preocupação do governo com a Região que apresenta muitos fenômenos climáticos adversos. “Com este equipamento teremos quase 100% do território catarinense coberto por radares meteorológicos,” assegurou.

O trabalho é acompanhado de perto pelo Secretário Adjunto da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli que esteve na primeira visita aos terrenos e municípios que poderiam receber o equipamento. Os trabalhos também são monitorados pelo diretor de prevenção, Fabiano de Souza.

Valores que serão investidos ainda ficam para o próximo momento, já que é o processo licitatório que vai apontar os investimentos que serão feitos pelo governo de Santa Catarina. A aquisição do segundo radar meteorológico do Estado foi autorizada pelo governador Raimundo Colombo que se mostrou solícito a necessidade de ampliar esses serviços em território catarinense.

Fonte: Defesa Civil SC

{article Paulo Munauar – SDR Chapecó – Assinatura}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support