Livro infanto-juvenil escrito em português e kaigang vai para a sala de aula em escolas de Chapecó e Seara
Uma parceria entre o Governo do Estado por meio da Gerência Regional de Educação da SDR Chapecó e o Ministério Publico Federal possibilitou que o livro “Joaquim Toco e amigos da Terra Gãr: Cronicas do Cotidiano Kaingang” pudesse ser publicado e levado até as salas de aula de todas as escolas de Chapecó das redes estadual e municipal de ensino e de escolas estaduais de Seara.
O ato que marcou a apresentação, a discussão e a entrega do livro na sala de aula foi realizado nesta segunda feira, 6, durante o I Seminário Indígena de Chapecó e Seara, na sala
Ciro Sosnoski, do Centro de Cultura Eventos, em Chapecó. O livro foi escrito pelos professores Hilda Beatriz Dmitruk e Leonel Piovezana foi ilustrado por Gina Zanini. Os autores do
livro disseram que a obra não foi pensada de forma acadêmica e sim para a linguagem infanto-juvenil, para que as crianças possam compartilhar as culturas e aprender a respeitar a diversidade. Na ilustrações, foram utilizados elementos naturais na pintura, como beterraba, urucum e outras sementes.}
O Promotor do MPF, Carlos Humberto Prolla Junior, agradeceu a todos que apoiaram a ideia e disse que o livro conta um pouco da história real e atual dos povos indígenas no oeste e será entregue em toda a rede publica. O MPF patrocinou a diagramação e publicação de 12 mil exemplares feitos em Brasília.
Além da apresentação do libro, foi feita também uma capacitação para professores. Foram apresentadas ações educativas para conhecer e valorizar a história e as culturas indígenas do Oeste de Santa Catarina. O curso foi voltado a professores de 4º, 5º, e 6º. anos da rede estadual e municipal de ensino, da Gered Chapecó e Seara, e foi realizado em parceria e com o apoio do Ministério Público Federal, juntamente com a Licenciatura Intercultural Indígena e do PARFOR da Unochapecó. Reuniu aproximadamente 175 professores das duas redes de ensino.
O curso será certificado pelo Ministério Público Federal, coordenado pela Gered, juntamente com a Procuradoria da República de Chapecó e ministrado pelos autores do livro, com a participação dos professores indígenas da EIEF Fen Nó.
A gerente de Educação de Chapecó, Maria de Lourdes Sebben, destacou que o ato valoriza a interação das culturas, valoriza a educação indígena e respeita a diversidade cultural.
{article Paulo Munauar – SDR Chapecó – Assinatura}{text}{/article}